FolhagensPlantas Carnívoras

Sarracenia – Plantas Carnívoras

Sarracenia - Plantas Carnívoras

.

Sarracenia é um gênero botânico de plantas carnívoras, pertence a família Sarraceniaceae, nativa da América do Norte.

Existem atualmente cerca de 8-11 espécies de Sarracenia e muitas mais subespécies e cultivares. Eles são todos criados por meio de cruzamento e hibridização.

.

Descrição

A maioria das Sarracenias crescem de um rizoma subterrâneo, com muitas folhas tubulares em forma de jarro irradiando do ponto de crescimento e virado para cima. No entanto duas espécies, Serracenia purpúrea e Sarracenia psittacina nascem horizontalmente rentes ao solo.

Folhas com 10-30 cm de comprimento, verdes, amarelas ou avermelhadas com nervuras roxas. A superfície interna do ápice do jarro é coberta com pêlos apontando para baixo.

Algumas Sarracenias também produzem folhas planas e não carnívoras durante o outono, chamadas de filodia; estas costumam durar todo o inverno.

Inflorescência acima da folhagem, com uma única flor, que dependendo da espécie têm de 3-10 cm de diâmetro. Surgem no início da primavera.

As flores de quase todas as espécies são perfumadas. O cheiro varia, mas geralmente é forte e às vezes desagradável. S. flava tem um odor especialmente forte, semelhante a urina de gato.

Sementes pequenas e numerosas.

.

Cuidados com a Sarracenia

Clima: Subtropical, Temperado.

A temperatura confortável no verão são em torno de 30° C, temperatura superior a 35°C pode matar a planta.

Cultivada a pleno sol.

Uma boa mistura de solo é 60% de musgo de turfa e 40% de areia.

As regas devem ser regulares e abundantes e convém ainda deixar o vaso sobre uma bandeja com água, evitando assim o ressecamento do substrato. No inverno o solo deve ficar apenas levemente úmido.

Plantas carnívoras não devem ser regadas com água de torneira; os sais acumulados são fatais para a maioria das plantas carnívoras. Água destilada ou água pura da chuva é o melhor.

Embora as flores da Sarracenia sejam muito bonitas, a planta gasta muita energia para cultivá-las. A recomendação geral é cortar todas as pontas das flores para economizar energia da planta.

Os jarros e outras folhas morrerão ao longo do ano e a folhagem morta pode ser removida. No entanto, durante o inverno, quando a planta entra no estado de dormência, as folhas mortas devem ser deixadas na planta até a primavera.

O transplante deve ser feito uma vez a cada três anos, com uma nova mistura de solo e mais espaço. Essa mudança deve ser feita apenas no fim do inverno, caso contrário, causará estresse à planta.

.

Sarracenia - Plantas Carnívoras

Armadilha

A maioria das sarracenias tem jarras altas e estreitas que atraem insetos com cores brilhantes e cheiros convidativos. Os visitantes são forçados a posições perigosas por superfícies cerosas ou enganados por folhas transparentes, enquanto o néctar misturado com veneno os intoxica. Aqueles que escorregam e caem no jarro são presos por fios de cabelo apontando para baixo e rapidamente digeridos pelas próprias enzimas da planta.

.

Habitat

Sarracenias são encontradas principalmente nas planícies costeiras do sudeste da América do Norte e crescem em áreas úmidas abertas e ensolaradas. A maior diversidade pode ser encontrada no Alabama, Geórgia e Carolina do Sul, embora uma espécie se estenda ao norte ao longo da costa leste no Upper Midwest e no Canadá.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes (demorado), por rebentos que surgem próximo da planta mãe e por divisão de rizomas.

Essa divisão de rizomas ser feita depois de 2-3 anos de cultivo, de preferência na primavera.

.

Sarracenia - Plantas Carnívoras

.

Sarracenia - Plantas Carnívoras

.

Sarracenia - Plantas Carnívoras

.

.