Flores

Flor cadáver – Amorphophallus titanum

Flor cadáver - Amorphophallus titanum

.

Flor cadáver – Amorphophallus titanum é uma herbácea, pertence à família Araceae, nativa de Sumatra, perene, de até 3 metros de altura.

Devido ao seu odor, como o de um cadáver em decomposição, a flor e conhecida como flor cadáver.

.

Descrição

O cormo armazena energia suficiente, o talo e a folha morrem e o rizoma entra em dormência por cerca de quatro meses. Em seguida, o processo se repete.

O cormo começa a vida bem pequeno, mas pode dobrar de peso a cada período de crescimento e depois de muitos anos pode ser gigantesco, com peso de até 136 kg.No entanto com cerca de 23 kg, ja e capaz de produzir a primeira flor, isso ocorre geralmente entre 8-10 anos. A planta pode viver por até 40 anos, mas floresce poucas vezes.

.

Folhas – crescem depois que a flor morre e atinge o tamanho de uma pequena árvore, cresce do rebento subterrâneo, em um talo um tanto verde que se ramifica em três seções no topo, cada uma contendo muitos folíolos.

A estrutura da folha pode atingir até 6 m de altura e 5 m de largura. A cada ano, a folha velha morre e uma nova cresce em seu lugar.

.

A inflorescência é muito grande, formada por uma espata de cor verde profundo por fora e vermelho escuro bordô por dentro, com uma textura profundamente enrugada. A espádice é oca e fina. Perto da parte inferior do espádice, ficam flores pequenas masculinas e femininas.

A espata geralmente começa a abrir entre o meio da tarde e o final da noite e permanece aberta a noite toda. Embora a maioria das espatas comece a murchar dentro de 12 horas, algumas permanecem abertas por 24-48 horas.

Após sua floração inicial, pode haver uma variação considerável na frequência de floração. Algumas plantas podem não florescer novamente por mais 7-10 anos, enquanto outras podem florescer a cada dois ou três anos. Também foram documentados casos de florações consecutivas ocorrendo dentro de um ano.

Quando a inflorescência está totalmente aberta, ela exala um odor de carne podre para atrair insetos polinizadores, como besouros carniceiros e moscas de carne. O espádice também aquece perto 36,6 ºC, o calor ajudará a transportar o odor.

.

Frutos – Após a polinização, os frutos são produzidos.

O caule da semente pode chegar a 1,80 metros de altura, com grandes frutas vermelhas. Eles são comidos por pássaros e dispersos pela natureza.

.

Cuidados com a Flor cadáver

Clima: Tropical, Equatorial.

Suporta temperatura acima de 18 ºC, a temperatura ideal e em torno de 24-32 ºC durante o dia e umidade de 70-90%.

Na natureza, essas flores são conhecidas como “plantas de sub-bosque”. Isso significa que elas crescem sob as árvores na floresta. Portanto, o ideal e que receba uma luz indireta brilhante, ou fique sob uma árvore.

É cultivada em solo fértil, bem drenável. A drenagem é muito importante para que o o rebento não apodrecerá.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido, mas não encharcado.

Adicionar um fertilizante de liberação lenta durante o crescimento ativo, mas quando a planta entra em dormência, deve-se suspender o fertilizante.

Certifique-se de que tem espaço suficiente para cultivar esta planta. A cada ano ela ficará cada vez maior.

.

Sobre o Amorphophallus

Amorphophallus titanum é nativo exclusivamente da Sumatra ocidental, onde cresce em aberturas de florestas tropicais e em colinas de calcário. No entanto, a planta é cultivada por jardins botânicos e colecionadores particulares em todo o mundo.

A potência do odor aumenta gradualmente do final da tarde até o meio da noite, quando os besouros da carniça e as moscas da carne estão ativos como polinizadores, então diminui gradualmente ao amanhecer.

Considerada muitas vezes como a maior flor do mundo, mas a maior é a Rafflesia arnoldii, nativa do mesmo continente.

Análises de produtos químicos liberados pelo espádice mostram que o odor inclui:

  • Trissulfeto de dimetil – como queijo limburger;
  • Dissulfeto de dimetil – alho;
  • Trimetilamina – peixe podre;
  • Ácido isovalérico – meias suadas;
  • Álcool benzílico – perfume floral doce;
  • Fenol – como cloraséptico;
  • Indol – como fezes.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e por enraizamento de folha.

Pegar um pedaço de uma folha que inclui uma veia em forma de Y e mergulhar a borda cortada no hormônio de enraizamento. Colocar essa borda no solo e em um local quente e úmido.

Em cerca de 9 meses, um cormo terá se formado e as folhas começarão a crescer a partir dele.

.

Fruto

.

Folha

.