Cactos e Suculentas

Planta paraquedas – Ceropegia sandersonii

.

A Planta paraquedas – Ceropegia sandersonii é uma trepadeira volúvel, pertence à família Apocynaceae, nativa da África do Sul, Moçambique e Suazilândia, suculenta, perene, de crescimento muito rápido e de até 4 metros de comprimento.

.

Descrição

Caule largo, com cerca de 10 mm de espessura, que enrolar-se por diferentes superfícies como postes, paredes, pérgolas e árvores.

Folhas carnudas, opostas, ovaladas-lanceoladas a cordadas-ovais (em forma de coração), de coloração verde-escuras. Nascem aos pares ao longo do caule ligeiramente verrucoso.

Inflorescências em forma de cimeiras, as flores se desenvolvem em sucessão, uma após a outra.

As flores são tubulares, de cores vivas e coloração verde claro com branco e possuem pêlos nas pétalas, são levemente perfumadas, supostamente com aroma cítrico e podem chegar até 10 cm. Surgem quase o ano inteiro, com mais intensidade na primavera e verão.

As aberturas laterais é por onde os insetos entram para polinizar as flores. Quando o processo de polinização acaba, as flores murcham e caem.

Os frutos são pequenas vagens, com sementes achatadas, que caem facilmente quando maduras.

Deve se cultivada próximo a algum suporte onde possa subir enrolando-se, como pergolados, janelas e árvores. Pode ser cultivada em vasos com suporte.

.

Cuidados com a Planta paraquedas

Clima: Tropical, Subtropical.

A Ceropegia pode tolerar facilmente temperaturas de até 45ºC, mas não suporta o frio prolongado.

Cultivada sob luz difusa, não tolera a luz solar direta.

Apreciam o solo fértil, rico em matéria orgânica e húmus, com adição de um pouco de areia para deixar o solo bem drenável.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido, mas não encharcado. É importante reduzir a frequência das regas durante o período de dormência, durante os meses de inverno. Tolera pequenos períodos de seca. Também é recomendado borrifar ocasionalmente a folhagem.

Quando adubar com fertilizante químico, usar metade da dose recomendada pelo fabricante, pois as raízes são sensíveis e podem queimar facilmente.

Podas de limpeza, removendo flores e folhas secas.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes, por estacas e por mergulhia na primavera.

Retirar estacas de qualquer parte do caule, com alguns nós, deixe secar alguns dias e deixar enraizar em areia úmida. Também pode colocar a estaca em água para enraizar.

Por mergulhia de pequenos tubérculos produzidos na base das folhas.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *