ArbustosCactos e Suculentas

Mandacaru – Cereus jamacaru

Mandacaru - Cereus jamacaru

.

O Mandacaru – Cereus jamacaru é um arbusto, pertence à família Cactaceae, nativo do Brasil, perene, suculento e de 5-8 metros de altura.

.

Descrição

Tronco principal distinto, cilíndrico, lenhoso, de 25-35 cm de diâmetro, na fase jovem se apresenta com copa colunar e na fase adulta com forma globosa.

Ramos cilíndricos, segmentados e quando jovens frequentemente são azuis e com poucas costelas (4-6).

Folhas transformadas em espinhos, dispostos sobre ramos articulados com 4-6 quinas.

Flores brancas que medem aproximadamente 12 cm de comprimento. Desabrocham à noite e murcham ao nascer do sol. Surgem na primavera e atraem abelhas, especialmente a arapuã.

Frutos grandes, às vezes com 12 cm de comprimento por 8 cm de diâmetro, de cor violeta forte e polpa branca com sementes pretas minúsculas.

Em paisagismo é usado em jardins de pedra ou desérticos; como planta isolada ou em forma de renque formando cercas viva; também se desenvolve bem em vasos, tanto em ambientes internos como externos.

.

Cuidados com o Mandacaru

Clima: Árido, Semiárido, Tropical, Subtropical.

Cultivado a pleno sol.

Aprecia o solo argiloso, misturado a cascalhos finos e com boa drenagem.

As regas devem ser espaçadas, pois o excesso de água pode apodrecer a planta. Só deve ser regada quando o solo estiver seco na superfície.

O Mandacaru é protegido por uma grossa cutícula que bloqueia a excessiva perda de água.

Fertilizar com esterco de gado bem curtido, o mandacaru aprecia a adubação orgânica.

 

Mandacaru sem espinhos

Denominada cientificamente de Cereus hildmannianus K. Schum, essa variedade foi proveniente de uma mutação genética do Mandacaru (Cereus jamacaru), onde alguns genótipos não desenvolveram os espinhos, ocorrendo naturalmente em alguns estados do Nordeste, principalmente no Rio Grande do Norte e no litoral do Estado do Ceará onde foi encontrado vegetando. Estudos sugerem que este desenvolvimento do mandacaru sem espinho pode estar relacionado com o maior volume da precipitação que ocorre na região litorânea.

.

Usos do Mandacaru

O mandacaru é importante para a restauração de solos degradados e serve como cerca natural.

Por ser uma planta suculenta, isto é, com água reservada em suas ramificações, o mandacaru é uma planta importante para alimentar e para matar a sede dos animais do sertão brasileiro.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e por estaquia.

A semente se espalhada através das aves ou pelo vento, não escolhe lugar para nascer.

.

Mandacaru - Cereus jamacaru

.

Mandacaru - Cereus jamacaru

.

.