FolhagensPlantas Carnívoras

Cephalotus – Plantas Carnívoras

.

Cephalotus é um gênero botânico de plantas carnívoras, pertence à família Cephalotaceae, nativo da Austrália, perene, rizomatoso, de crescimento lento e limitado.

Este gênero que compreende apenas uma espécie “Cephalotus follicularis”, uma pequena herbácea carnívora, de mecanismo passivo.

.

Descrição

Folhas dispostas em forma de rosetas, são simples, com lâmina foliar inteira e permanecem perto do chão. As folhas insetívoras são pequenas e têm a aparência de um mocassim, formando o jarro que funciona como armadilha.

O comprimento dessas folhas determina a altura e a forma principal da espécie, conferindo-lhe uma altura acima do solo de cerca de 20 cm.

A inflorescência é um agrupamento de flores pequenas, hermafroditas, de seis partes e actinomorfas, de coloração cremosa ou esbranquiçada.

.

Cuidados com o Cephalotus

Clima: Tropical (Australia), Mediterrâneo.

A temperatura ideal é quente durante o dia com até 25 °C, com temperatura fria a noite. 

Desenvolve-se melhor a pleno sol, onde os jarros desenvolvem uma cor vermelha escura, porém, tolera alguma sombra, mas os jarros permanecem verdes.

Uma mistura que funciona bem para essas plantas é, 75% areia e 25% turfa ou esfagno. Esta mistura é bastante porosa e drena rapidamente a água, reduzindo assim a chance de apodrecimento da raiz.

É indicado o uso de vaso alto com uma pequena quantidade de água no pratinho, sem irrigação por cima.

Plantas carnívoras não devem ser regadas com água de torneira; os sais acumulados são fatais para a maioria das plantas carnívoras. Água destilada ou água pura da chuva é o melhor.

As condições continuamente úmidas parecem tornar a planta propensa a apodrecer, causando a “ síndrome da morte súbita de Cefaloto ” (que é o colapso rápido da planta) parece ser a podridão da raiz. Infelizmente, o Cephalotus não mostra nenhum sinal externo de podridão ou angústia até que seja tarde demais e a planta desmorone rapidamente.

.

Armadilhas

As armadilhas, fortemente coloridas, assemelham-se a um pequeno jarro com tampa. Esta tampa, quando aberta, costuma refletir a água alojada no interior do jarro. O reflexo atrai os insetos para perto da borda e, confusos, acabam escorregando até o fundo, de onde não conseguem mais sair.

.

Habitat

O seu habitat preferencial é em areias turfosas húmidas em áreas pantanosas ou ao longo de ribeiras e riachos, mas é tolerante a situações menos húmidas.

 

Propagação

Multiplica-se por Propaga-se por sementes (difícil), divisão de rizomas ou por estacas de folhas, geralmente das folhas não carnívoras.

.