Yucca rupicola
.
A Yucca rupicola é um subarbusto, pertence à família Agavaceae, nativo dos Estados Unidos e México, perene e de até 60 centímetros de altura.
.
Descrição
Acaulescente, forma colônias de roseta, sem troncos acima do solo, mas produzindo um caudex ramificado sob a superfície.
Folhas estreitas e onduladas, verde-oliva e se retorcem à medida que envelhecem; as margens das folhas podem ser amarelas, laranja ou vermelhas.
Inflorescências acima da folhagem, com até 2 metros de altura, com flores pendentes, brancas ou esverdeadas, em forma de sino. Surgem na primavera-verão.
É uma planta monocárpica, o que significa que a roseta principal morre após a floração, mas produz vários deslocamentos que estendem a touceira antes de morrer.
O fruto é uma cápsula seca de até 6 cm de comprimento.
Usado em pequenos espaços e em jardins de pedra sombreados.
.
Cuidados com a Yucca rupicola
Clima: Árido, semi-árido, Tropical, Subtropical, Mediterrâneo, Oceânico.
Yucca rupícola é tolerante ao frio.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
Prefere solos rochosos e calcários.
Regar somente quando solo estiver seco. O excesso de água provoca o apodrecimento das raízes. Quando estabelecida é tolerante à seca.
No início do verão usar um fertilizante de liberação lenta na fórmula NPK 10-10-10, usando a metade da dose recomendada pelo fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.
.
Sobre a Yucca
Yuccas adaptaram-se a uma vasta gama de condições climáticas e ecológicas. Elas se encontram em desertos rochosos e pastagens, em regiões montanhosas, em florestas leves, em zonas subtropicais e semi- temperadas e algumas até em áreas costeiras.
.
Benefícios
Flores e frutos são consumidos cru ou cozidos;
Uma fibra obtida a partir das folhas é usada para fazer cordas, cestas e tapetes;
As raízes são ricas em saponinas e podem ser usadas como um substituto de sabão;
As saponinas são muito mais tóxicas para algumas criaturas, como os peixes e as tribos de caça tradicionalmente colocaram grandes quantidades delas em riachos, lagos, a fim de entorpecer ou matar os peixes.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, estacas de raízes no final do inverno ou início da primavera.
.
.