FolhagensSamambaias

Vittaria lineata

Vittaria lineata

.

Vittaria lineata é uma samambaia, pertence à família Pteridaceae, nativa do Brasil, perene, de até 60 cm de comprimento.

É uma samambaia de hábito epífita ou ocasionalmente rupícola.

.

Descrição

Os rizomas são escamosos, ramificados, rastejante ou subereto, com algumas raízes densamente peludas e não proliferantes.

Folhas longas, finas e pendentes.

Geralmente cultivado em vasos em ambientes fechados devido às suas necessidades de umidade e como planta epífita fixada em árvores.

.

Cuidados com a Vittaria lineata

Clima: Tropical, Subtropical.

Temperatura Ideal é de 20 – 35 ℃, com alta umidade do ar.

A planta tolera temperaturas de 5℃ a 41℃, acima de 41℃ pode levar a queimaduras nas folhas e desidratação, abaixo de 5℃, que podem causar amarelamento ou murcha.

Cultivada a luz indireta ou a sombra filtrada de uma árvore, imitando seu habitat tropical natural de sub-bosque.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido, no entanto a planta tem tolerância moderada à seca.

Geralmente cultivado em ambientes fechados devido às suas necessidades de umidade, o vittaria beneficia-se ao ser colocado em recipientes que permitem uma boa drenagem, apoiando um nível de umidade estável.

Adubar trimestralmente da primavera ao outono, com fertilizante líquido rico em nitrogênio próprio para samambaias, recomenda-se usar a metade da dose recomendada pelo fabricante, o excesso pode queimar as raizes. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.

Recomenda-se podas de limpeza, removendo folhas mortas ou amareladas na base da planta durante a primavera e verão. A poda regular incentiva o novo crescimento e previne a superlotação, alem de promover a circulação de ar, reduzir o risco de doenças e manter o apelo estético, beneficiando tanto a planta quanto o jardim. Deve-se evitar a poda drástica.

.

Habitat

Esta epífita, é comumente encontrada em troncos de palmeiras, em bosques úmidos e especialmente ao longo de riachos.

.

Propagação

Multiplica-se por divisão da planta na primavera e verão.

Para isso basta separar com cuidado, um pedaço saudável da planta que inclua uma parte do rizoma e algumas folhas. Colocar o corte em um substrato bem drenado e rico em matéria orgânica, em ambiente úmido, quente e sombreado para facilitar o desenvolvimento das raízes..

.