Vinca minor
.
A Vinca minor é uma herbácea, pertence à família Apocynaceae, nativa Sul da Europa e Ásia Menor, perene, de crescimento rápido, com ramos longos e finos, com 15-25 cm de altura e de folhagem ornamental.
.
Descrição
Folhas persistentes, glabras, oval-lanceoladas, de cor verde-escura, brilhantes e margens inteiras.
Flores solitárias, axilares, longo-pedunculadas, azuis e aparecem acima da folhagem, criando um efeito tranquilo. Surgem na primavera, até meados do verão.
Planta muito variável, com numerosas variedades hortícolas (cultivares), destacando-se: “Alba” de flores brancas, “Atropurpúrea” de flores azul-escuras, “Flore-pleno” de flores dobradas, “Rósea” de flores rósea, “Áureo variegata”, “Argenteo-variegata”, “Variegata” de folhas verde amareladas.
Em jardins a Vinca minor é usada: em grupos formando maciços densos para revestimento do solo; e em vasos e jardineiras como planta pendente.
.
Cuidados com a Vinca minor
Clima: Subtropical, Temperado, Mediterrâneo.
Aprecia o frio, não se desenvolvendo bem em regiões tropicais.
Cultivada a meia sombra.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido. Quando estabelecida, a vinca menor é tolerante ao curto período de calor e seca.
Rústica não precisa de adubo, mas para maiores floradas, usar NPK 4-14-8, durante o período de floração, seguindo orientação do fabricante.
A partir do momento em que as plantas estiverem com alguns centímetros de altura, beliscar os brotos apicais para incentivar um bom hábito de ramificação e um crescimento mais espesso.
Recomenda-se fazer podas na primavera, removendo 1/3 de seu tamanho.
.
Sobre a Vinca
A Vinca se espalha rastejando pelo chão e enraizando em cada nó que toca a superfície. Isto faz com que seja uma excelente planta para o controle da erosão nas encostas.
Em algumas áreas, Vincas podem-se tornar invasivas.
.
Propagação
Multiplica-se por divisão da planta e por estacas durante o verão.
.
.
.
.