Viburno – Viburnum suspensum
.
O Viburno – Viburnum suspensum é um arbusto, pertence à família Adoxaceae, nativo do Japão, perene, de crescimento moderado, com 1,80-3,70 metros de altura, com densa folhagem e muito ornamental.
.
Descrição
Hastes marrons escuras de textura áspera.
Folhas opostas, grossas verde-escuras e cobrem densamente o arbusto. São ovais, com bordas serrilhadas com cerca de 8,9 cm de comprimento e 5 cm de largura.
Frutos são pequenas bagas vermelho-alaranjado e atraem pássaros.
Inflorescências nas extremidades dos ramos novos, com flores pequenas, tubulares, perfumadas de cor branca a rosa pálido. Surgem no final do inverno ao início da primavera e são muito apreciadas por abelhas e borboletas.
Em paisagismo seu uso é indicado para cercas vivas formais e informais; como pano de fundo para plantas menores e ao longo de muros; suas folhas dificilmente caem com o vento, o que a torna ideal para cantos próximos a piscinas.
Pode ser educada como uma pequena arvoreta, removendo as brotações laterais.
.
Cuidados com o Viburno
Clima: Subtropical, Tropical de altitude.
Resistente ao frio.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, levemente ácido e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido. Quando estabelecida é tolerante à seca.
Em local quente e ensolarado o crescimento torna-se lento.
No fim do inverno adubar com esterco de gado ou composto orgânico, incorporar de leve ao solo, mantendo uma distância de 30 cm do tronco. Na primavera-verão, usar adubo mineral NPK 10-10-10, seguindo a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.
O Viburnum aceita muito bem as podas formando uma densa folhagem verde escura, podem ser mantidos regularmente bem aparados ou apenas ocasionalmente aparado para uma aparência mais arredondada, natural.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, estaquia e por estacas semilenhosas.
.
.
.