Veludo Branco – Tradescantia sillamontana
.
A Tradescantia sillamontana é uma herbácea, pertence à família Commelinaceae, nativa do México, perene, suculenta, ramificada, de 30-40 cm de altura, com ramagem muito decorativa.
.
Descrição
Hastes grossas, suculentas primeiro eretas e depois prostradas, cobertas com pêlos brancos prateados.
Folhas carnosas, ovais, de 2-6 cm de comprimento, de uma cor verde azeitona pálida a cinza-esverdeada e cobertas por longos pelos branco prateados.
Os pelos brancos que cobrem a planta ajudam-na a proteger da luz solar direta e da evaporação excessiva.
Flores solitárias, terminais, pequenas, de três pétalas, de cor rosa-arrocheadas, muito vistosas. Surgem nos meses de verão e outono.
É usada em jardins de inspiração desértica, combinando com outras suculentas e cactáceas; mas também usada em vasos e jardineiras como planta pendente.
.
Cuidados com a Tradescantia sillamontana
Clima: Subtropical, Temperado.
Tolerante ao frio e ao litoral, contudo a uma temperatura de 10° C perde as folhas e entra em dormência.
Quando cultivada a meia sombra, tende a ter hastes alongadas e pendentes com folhas mais verdes.
Quando cultivada a pleno sol a planta tende a ficar compacta e prateada, entretanto em regiões muito quentes, evitar o sol direto nas horas mais quentes do dia, o que pode queimar as folhas.
Cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica, solto, bem drenado, com pelo menos um terço de areia grossa e cascalho.
As regas devem ser esparsas, esperando o solo secar entre as regas, para evitar o apodrecimento das raízes.
A planta rapidamente perde sua aparência desejável com rega excessiva, um local muito escuro e excesso de nitrogênio.
É uma planta muito rústica, que necessita de poucos cuidados mas recomenda-se fazer podas de contenção e limpeza, removendo galhos secos e doentes.
.
Propagação
Multiplica-se por divisão da planta e através de estacas de 5-8 cm de comprimento, enraizadas no solo arenoso ou quando tocam o solo.
.
.
.