Tumbérgia Azul – Thunbergia grandiflora
.
A Tumbérgia Azul é uma trepadeira volúvel, pertence à família Acanthaceae, nativa da Índia, China, Indochina, Nepal e Birmânia, perene, de crescimento rápido, muito vigorosa, de 5-6 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas ovaladas ou triangulares com alguns dentes, verdes escuras e brilhantes de ate 12 cm de comprimento.
Flores grandes, campanuladas e solitárias, de coloração azuis cujo tom e bem próximo ao lilás, com o centro claro. Surgem durante o decorrer de quase o ano todo, com mais intensidade na primavera-verão. Atrai borboletas e abelhas mamangavas.
Na variedade alba, as flores são brancas.
Em jardins e cultivada apoiada em caramanchões, pérgolas, arcos, treliças e cercas extensas. Sobe enrolando-se em espiral no primeiro suporte que encontra.
.
Cuidados com a Tumbérgia Azul
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
A Tumbérgia tolera bem o frio subtropical, desde que não haja quedas bruscas de temperatura ou geadas.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra, porém, em regiões muito quente, deverá ser plantada em locais que receba apenas o sol da manhã.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso, ligeiramente acido e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Para uma floração intensa, usar composto orgânico e farinha de osso no fim do inverno e durante a floração usar adubo mineral NPK 04-14-08, seguindo orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.
A tumbérgia é uma planta vigorosa que precisa de controle. No fim do inverno “pode-se” fazer uma poda drástica, deixando pelo menos 6 gemas em cada ramo.
.
Curiosidades
O nome do gênero homenageia Carl Peter Thunberg (1743-1828), botânico sueco. Ele viajou pela África do Sul e Japão e tornou-se professor de botânica em Uppsala.
Epíteto específico significa flores grandes.
.
Propagação
Multiplica-se facilmente por estacas.
.