Tuia strickta – Juniperus chinensis Stricta
.
A Tuia strickta – Juniperus chinensis Stricta é um arbusto, pertence à família Cupressaceae, perene, conífera, de crescimento rápido, de até 5 metros de atura e muito ornamental.
É derivado do juniper chinês (Juniperus chinensis), uma espécie altamente variável encontrada em toda a China e Japão, cuja diversidade de formas levou à criação de inúmeros cultivares, em diferentes formas, tamanhos e variações de cor.
.
Descrição
Ramos densos e ascendentes de folhas azuis e um hábito estreito e densamente colunar.
Folhas macias em forma de agulhas e aromáticas, na cor verde-azulada.
Juniperos apresentarem dois tipos de agulhas na mesma planta. Agulhas de ponta afiada e agulhas em forma de escama. Na verdade, são estágios diferentes de uma mesma folha. Quando jovens, são finas e pontudas, adquirindo mais tarde a forma de escama.
Coníferas são plantas conhecidas como “gimnospermas”. Não produzem flores verdadeiras, mas sim espigas (estróbilos).
Uma característica distintiva dos junipers é a sua fruta carnuda, essas frutas são mais parecidas com frutos e são atraentes para os pássaros.
Em jardins é usado isolado como ponto focal, fazendo composição com outras plantas, principalmente plantas em tons de prata, branco e roxo. Também muito cultivada em vasos, principalmente como pinheiro de natal. É recomendada para jardins de pedra.
.
Cuidados com Tuia strickta
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Aprecia sol direto, mas em regiões muito quente, deverá ser plantada em locais que receba apenas o sol da manhã, principalmente nos primeiros anos de vida.
A Tuia não é exigente quanto à fertilidade do solo, lidando bem com solos secos, calcários e arenosos.
As regas devem ser moderadas. Tolera a seca melhor do que a maioria das coníferas.
No início da primavera, usar adubo orgânico ou esterco de gado, incorporar de leve ao solo e aplicar na projeção da copa, nunca junto ao caule.
Fazer podas de formação removendo galhos que estiverem dando à árvore um aspecto diferente do desejado.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por estaquia.
.