Trombeta de Arauto – Beaumontia grandiflora
.
Trombeta de Arauto – Beaumontia grandiflora é uma trepadeira do tipo cipó, pertence à família Apocynaceae, nativa do Himalaia, Nepal e Indochina, perene, vigorosa, robusta, de até 10 metros de altura e muito florífera.
.
Descrição
Caule lenhoso, ramificado e lactescente.
Folhas grandes, verde-escuras, brilhantes, oblonga, superfície marcada pela nervação, dispostas em ramos grossos, róseos quando novos.
Inflorescências cimosas com poucas flores. As flores são grandes, perfumadas, em forma de trombeta, brancas, com a garganta amarela e a corola estriada de verde. Surgem na primavera.
Fruto verde oblongo a partir da extremidade. Surgem no verão.
Usada na decoração de jardins, como planta isolada em meio à gramados, mantida como arbusto mediante podas e como trepadeira, apoiada em colunas, pérgolas e caramanchões grandes.
A Trombeta de arauto é usada como flor de corte, mantida em vasos com água.
.
Cuidados com a Trombeta de Arauto
Clima: Tropical, Subtropical, Temperado, Mediterrâneo.
Tolera geadas por um curto período de tempo.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Para uma floração intensa, usar composto orgânico e farinha de osso no fim do inverno e durante a floração usar adubo mineral NPK 04-14-08, seguindo orientação do fabricante.
A poda não é necessária se a planta tiver espaço suficiente. Mas se preferir uma planta menor, fazer a poda logo após a floração.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, alporque ou mergulhia e com dificuldade por estacas.
.
.