Trepadeira Jade – Strongylodon macrobotrys
.
A Trepadeira Jade – Strongylodon macrobotrys, é uma trepadeira volúvel, pertence à família Fabaceae, nativa das Filipinas, perene, de crescimento vigoroso, de até 18 metros de comprimento e muito ornamental.
.
Descrição
Caule espesso, torcido, ficando lenhoso a medida que envelhece.
Folhas compostas por três folíolos elítico-alongados.
Inflorescências do tipo racemo, pendentes, que podem medir de 0,30-1,20 metro de comprimento. As flores são de raro colorido azul-esverdeado, característicos de uma pedra preciosa chamada jade; são em forma de garras. Surgem na primavera-verão e atraem beija-flores.
“É considerada uma das trepadeiras mais ornamentais do mundo”.
Em jardins é adequada para caramanchões e pérgolas altas, de no mínimo 2,5 metro de altura, nos quais pode ostentar longos cachos pendentes.
.
Cuidados com a Trepadeira Jade
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Não tolera o frio abaixo de 15º C e ventos fortes.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra, porém, as raízes devem ficar na sombra.
Solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e mantido úmido, mas não encharcado.
As inflorescências são produzidas apenas por trepadeiras maduras, após 2 anos ou mais, dependendo do regime de poda e nutrientes.
Quando cultivada em ambiente fechado, a Jade geralmente atinge apenas 1-3 metros de altura.
No fim do inverno adubar com esterco de gado ou composto orgânico, enriquecido farinha de osso, incorporar de leve ao solo, mantendo uma distância de 30 cm do tronco. Na primavera-verão, usar adubo mineral NPK 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante.
Podas leves após a florada, porque a Jade floresce tanto nos galhos novos, como nos antigos. A poda drástica, vai atrasar a floração.
.
Sobre a Jade
Em seu habitat natural a planta cresce ao lado de riachos em florestas úmidas ou em barrancos.
A trepadeira se entrelaça através do tronco e dos galhos das árvores altas em busca de sol. Além disso, desenvolveu certas modificações para permitir que fossem polinizadas por uma espécie de morcego que fica pendurada de cabeça para baixo na inflorescência para beber seu néctar.
.
Propagação
Multiplica-se por estaquia de brotos, mergulhia ou alporque.
.
.
.