Trepadeira de Arco – Pandorea jasminoides
.
A Trepadeira de Arco – Pandorea jasminoides é uma trepadeira volúvel, pertence à família Bignoniaceae, nativa da Austrália, perene, semi-lenhosa, de ramos longos, possui crescimento moderado, de até 5 metros de comprimento e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas compostas, pinadas, verde escuras, de folíolos coriáceos, de 6-10 cm de comprimento.
Inflorescências terminais, em panículas curtas, constituídas por poucas flores grandes, brancas, perfumadas, de corola bem expandida com o centro rosa arroxeado, com até 6 cm de comprimento. Surgem quase o ano todo, principalmente na primavera-verão.
Na variedade Alba as flores são inteiramente brancas.
Os frutos são vagens com inúmeras sementes, que quando divididas, revelam sementes individuais alongadas ou com asas circulares.
Usada na decoração de jardins cobrindo arcos, como sugere o nome popular, também revestindo cercas e treliças.
.
Cuidados com a Trepadeira de Arco
Clima: Tropical, Subtropical, Temperado.
Possui alguma tolerância ao frio.
Cultivada a pleno sol, mas tolera meia sombra.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Usar mensalmente nos meses de floração fertilizante mineral líquido NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.
A trepadeira de arco responde bem à podas.
A Pandorea desenvolve um sistema radicular forte e penetrante e não deve ser plantadas perto de tubulações subterrâneas.
É tolerante à poluição atmosférica.
.
Propagação
Multiplica-se por estaquia. Não produz sementes em nosso país e sua multiplicação pode ser feita por estacas de ponteiro preparadas no final do inverno.
.
.