Trepadeira chocolate – Akebia quinata
.
A Trepadeira chocolate é uma trepadeiras Volúvel pertence à família Lardizabalaceae, nativa do Japão, da China e da Coreia, perene, lenhosa, de 7-12 metros de altura.
Akebia é um pequeno gênero que compreende quatro espécies e duas subespécies. Akebia quinata e Akebia Trifoliata são as espécies economicamente mais importantes.
.
Descrição
Folhas palmadas com cinco folhetos elípticos ou obovados, com base truncada a cuneada e margens inteiras.
Inflorescências pendular e racemosa, com flores pequenas (2,5 cm), de cor vermelho-vinho, com uma fragrância de chocolate apimentado. Surgem na primavera.
Akebia produz flores estaminadas (masculinas) e pistiladas (femininas) que aparecem no mesmo cacho. As flores femininas são significativamente maiores que as flores masculinas, cerca de duas vezes maiores.
Frutos de cor lavanda ou azul, de 5-11 cm de comprimento, que contêm polpa comestível e de sabor adocicado.
Em jardins é usada como cobertura de solo ou como trepadeira em suportes como treliças, arcos, caramanchões e cercas.
Como Akebia é uma trepadeira volúvel e sobe se enrolando, o ideal e fazer um sistema de treliça com eixos verticais afastados cerca de 25 cm entre si, para sustentá-la enquanto sobe. Eixos horizontais exigem o entrelaçamento manual de brotos na treliça.
.
Cuidados com a Trepadeira chocolate
Clima: Subtropical.
Prefere um local parcialmente sombreado no jardim e tolera a sombra. Embora a planta cresça em pleno sol, ela se dá melhor com proteção contra o calor da tarde.
Pode ser cultivada em vários tipos de solo, desde que fértil, rico em matéria orgânica e drenável. Tolera a um curto período de seca.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado.
Para uma melhor produção de frutos, o ideal é plantar mais de uma videira para facilitar a polinização cruzada.
Embora não seja necessário, é recomendado usar um fertilizante rico em fósforo no início da primavera para incentivar maiores floradas.
Podas podem ser realizadas conforme necessário no final da primavera, depois depois da floração. Também pode-se realizar uma poda drástica cortando a planta próxima ao chão.
Akebias podem ultrapassar arbustos e plantas menores, evitar plantar akebias muito perto de outras plantas.
.
Usos
A fruta é usada na Medicina Tradicional Chinesa para tratar infecções do trato urinário, lactação escassa e artrite reumatóide.
Akebia contém uma polpa doce e macia, consumida principalmente no Japão como uma iguaria sazonal. A casca, com um leve sabor amargo, é utilizada como vegetal, por exemplo, recheada com carne moída e frita.
As vinhas são tradicionalmente utilizadas para a tecelagem de cestos.
.
Habitat
Em seu habitat nativo é frequentemente encontrada em colinas, em sebes, crescendo em em árvores, ao longo de bordas de florestas, em riachos e em encostas montanhosas.
Akebia quinata é capaz de invadir habitats florestais porque é tolerante à sombra.
Em algumas áreas, a akebia quinata é considerada uma espécie invasora.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por estacas de madeira macia.
.
.
.