Trepadeira Africana – Senecio mikanioides
.
A Trepadeira Africana – Senecio mikanioides é uma trepadeira volúvel, pertence à família Asteraceae, nativa da África do Sul, perene, volúvel, de crescimento rápido, com ramos de até 8 metros de comprimento.
Folhas decorativas e sempre verdes, brilhantes, bem cerosas, divididas em lobos, de 7-14 cm de comprimento.
Inflorescências terminais, que formam pequenos buquês de flores amarelas, suavemente perfumadas. Surgem quase o ano todo, principalmente na primavera-verão e atraem abelhas.
É usada como trepadeira, em caramanchões, grades, pórticos e cercas. Possui flexibilidade dos ramos, o que possibilita que seja utilizada como planta pendente em vasos e jardineiras; também muito usada como forração de canteiros e nessas condições, espalha-se rapidamente.
.
Cuidados com a Trepadeira Africana – Senecio mikanioides
Clima: Tropical, Subtropical, Mediterrâneo,Temperado. É tolerante a baixas temperaturas de inverno, crescendo e florescendo melhor em regiões de altitude do Sul e Sudeste do pais.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, rico em matéria orgânica enriquecida com farinha de osso, drenado e mantido úmido, mas não encharcado.
Adubar a Trepadeira Africana no fim do inverno, usando adubo orgânico, enriquecido com farinha de osso e durante a primavera-verão, com NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante.
É recomendado remover flores e galhos velhos, secos e doentes em qualquer época, para manter a planta saudável e prevenir a produção de sementes que sugam a energia da planta.
Em alguns lugares é considerada invasora, devido ao crescimento agressivo.
.
Planta Tóxica
É uma planta tóxica para animais, inclusive não é aconselhável ter esta planta próximo de cursos de água, onde se pesca.
.
Propagação
Multiplica-se com facilidade através de estaquia de seus ramos, principalmente se cortadas após a floração e deixadas enraizar em ambientes úmidos (estufas) ou até mesmo na água.
.
.
.
.