Tipos de Trepadeiras
.
Tipos de trepadeiras: arbustos escandentes, trepadeiras volúveis, trepadeiras sarmentosas e trepadeiras do tipo cipó.
.
Arbustos Escandentes – Arbusto escandente é uma planta de caule lenhoso, com ramificações desde a base do caule, mas pode ser conduzida como trepadeira, com amarrilhos e podas. É preciso podar rente ao solo, os ramos mais fracos da muda, deixando apenas os 3 ou os 4 mais vigorosos. Ir tutorando a planta com amarrilhos em forma de 8, apoiando em treliças, pilares ou colunas.
.
Arbusto escandente, semilenhoso, perene de ramos longos prostrados ou ascendentes com apoio. Inflorescências piramidais com flores híbridas de várias cores na primavera e verão.
.
Arbusto escandente, lactescente, semi lenhoso, vigoroso, com flores amarelas em forma de funil, que surgem quase o ano todo, principalmente na primavera e verão.
.
Arbusto escandente, semilenhoso de médio a grande porte, com flores pouco expressivas que são guarnecidas por vistosas brácteas de várias cores. Florescem quase o ano todo.
.Tipos de Trepadeiras
Trepadeiras Volúveis – São plantas que quando os ramos tocam num obstáculo enrolam-se subindo em espiral. Em geral a fixação acontece em suportes mais estreitos como fios de arame, tubos plásticos ou de metal. Quando atingem o teto do suporte e não tem mais para onde subir, ficam com seus ramos pendentes.
.
Trepadeira perene, de até 3m de altura. Inflorescências ramificadas, com muitas flores de cálice branco, inflado e corola expandida vermelha. Floresce praticamente o ano todo.
.
Trepadeira semilenhosa, de até 20 metros de comprimento. Inflorescências longas, pendentes, com numerosas flores amarelas e marrom avermelhado, formadas na primavera e verão.
.
Trepadeira semi lenhosa, perene, muito vigorosa. Flores solitárias ou em inflorescências curtas, azuis com o centro claro, formadas durante o decorrer de quase o ano todo, principalmente na primavera e verão.
Trepadeiras Sarmentosas – São as que apresentam orgãos de fixação natural, se fixam em suportes ou tutores por meio de gavinhas, raízes adventícias, autofixadoras que compõem toda a extensão da planta ou espinhos curvos.
.
Trepadeira perene, semilenhosa, vigorosa, de ramagem densa, podendo atingir mais de 6 metros de altura. Inflorescências numerosas, densas, com flores tubulares longas, alaranjadas clara ou escuras e surgem nos meses de inverno.
.
Trepadeira herbacea, perene, com até 2 metros de altura. Flores com pétalas, onduladas, recurvadas, como se estivessem invertidas, são vermelhas com a base e bordas amarelas. Surgem na primavera-verão.
.
Trepadeira semilenhosa, perene. Esta bela trepadeira pode proporcionar o fechamento total do muro.
.
Trepadeiras do Tipo Cipó – Possuem caules rijos e longos, que precisam ser educados com amarrilhos para subir nas estruturas. Depois de subirem consideravelmente, começam a ficar arqueados devido ao peso das próprias folhas e flores. Tendo um suporte para se apoiar estas trepadeiras atingem grandes alturas. Tipos de trepadeiras
Trepadeira semilenhosa, muito vigorosa de desenvolvimento rápido. Inflorescências terminais com flores róseas com estrias avermelhada, esparsa por toda a planta, quase o ano todo, mas é na primavera e verão que ocorrem as maiores floradas.
.
Trepadeira perene, de crescimento rápido e muito ramificada. Inflorescências ramificadas com numerosas flores perfumadas, brancas por dentro e por fora róseas. Florescem no outono-inverno.
.
Trepadeira, perene, suculenta, podendo chegar até 5 metros de altura. Inflorescências branca a rosadas, cerosas, duradouras pendentes como pequenos buques e delicadamente perfumadas. Surgem durante a primavera-verão.
.
Para mais opções, consulte o índice: Trepadeiras
.