Suculenta havaiana – Kalanchoe prolifera
.
A Suculenta havaiana – Kalanchoe Prolifera é um arbusto, pertence à família Crassulaceae, nativo de Madagascar, perene ou bienal, suculenta, ereta ou decumbente, possui crescimento rápido, de 1 a 2,5 metros de altura e de folhagem muito decorativa.
.
Descrição
Caule ereto, espesso, quase lenhoso e a medida que as folhas caem, apresenta faixas de cicatrizes. As folhas são rigidamente posicionadas no topo.
Folhas em pares opostos, verde claras e margens roxo-avermelhadas quando cultivadas sob luz forte, de 28 a 36 cm de comprimento.
Inflorescências em paniculas piramidais altas e com flores de pétalas vermelhas e sépalas esverdeadas.
É cultivada em jardins de pedra, em meio a rochas, tanto como planta isolada como em grupos.
.
Cuidados com a Suculenta havaiana
Clima: Subtropical, Temperado.
É sensível a geadas, devendo ser cultivada preferencialmente nos subtrópicos de inverno seco. A temperatura no inverno deve ser de 15-18 ° C.
Cultivado a pleno sol ou meia sombra.
O solo deve ser fértil, solto e bem drenado. Um bom substrato para o Kalanchoe é: 2 partes de terra fértil de jardim, 1 parte de areia grossa (de construção) e 1 parte de turfa ou fibra de coco.
As regas devem ser espaçadas, pois o excesso de água pode apodrecer a planta. Só deve ser regada quando o solo estiver com a superfície seca.
Como o próprio nome indica, é muito prolífica, devendo-se controlar anualmente sua proliferação fora dos limites dos canteiros.
Quando a planta atinge uma certa altura, curva-se lentamente e quando toca ao chão, pode criar raízes.
.
Propagação
Multiplica-se por mudas das folhas, flores e por plântulas se formam ao longo da inflorescência após o desbotamento das flores, logo caindo no chão e enraizando.
As plantas também se espalham por estolões subterrâneos.
.
.