Stipa – Stipa capillata
.
A Stipa capillata é uma gramínea, pertence à família Poaceae, nativa da Europa e Ásia, perene, de 60-90 cm altura por 45-75 cm largura.
Stipa capillata significa “com pelos finos”.
.
Descrição
Stipa capillata produz uma moita ereta de folhas muito finas, verde-acinzentadas, com a superfície da lâmina lisa ou áspera.
A inflorescência é uma panícula florida, com muitas espiguetas solitárias, prateadas e semelhantes a agulhas. Surgem do meio do verão ao início do outono
Sementes pontiagudas, que dão origem ao nome comum de grama-agulha.
A Stipa é ideal para jardins secos e áreas com solo pobre e pedregoso. Mas também é muito utilizada para o plantio em maciços, canteiros, bordaduras, margeando caminhos ou grupos irregulares, além de vasos e jardineiras. A stipa adiciona movimento ao jardim, onde flores e folhas ondulam com a menor brisa.
.
Cuidados com a Stipa capillata
Clima: Quente e seco.
Stipa capillata demonstra uma impressionante resistência a flutuações de temperatura, tolerando frio até -15℃ e calor até 38℃. Esta ampla faixa de temperatura permite que stipa capillata prospere em diversos ambientes.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
Em seu habitat natural, Stipa capillata geralmente cresce em solos bem drenados, arenosos ou calcários com um pH que varia de levemente ácido a alcalino (6,0-8,0). Essas condições otimizam a absorção de nutrientes e a saúde geral. A planta prospera em solos com uma mistura de areia, solo argiloso e ocasionalmente, argila, rica em matéria orgânica.
Para um crescimento ideal, recomenda-se uma mistura de solo de 40% de terra de jardim, 30% de areia e 30% de composto.
Regas moderadas, não tolera o solo úmido. Resiste a pequenos períodos de seca.
Fertilizar stipa semestralmente com uma leve camada de composto orgânico. Isso estimula o crescimento e a saúde da planta, especialmente em solos pobres. Evite a super fertilização para prevenir um crescimento excessivo que pode levar a planta à fraqueza.
Podar no início da primavera, aparando cerca de um terço de sua altura. Essa prática melhora a circulação de ar, reduz o risco de doenças e mantém uma forma compacta, promovendo florescimento vigoroso e folhagem mais saudável, de acordo com seu ciclo de crescimento.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes.
É principalmente considerada uma erva daninha devido à sua alta adaptabilidade e igualmente alta capacidade reprodutiva.
.
.