Solano azul – Lycianthes rantonnetii
.
O Solano azul é um arbusto escandente, pertence à família Solanaceae, nativo da América do Sul, perene, de crescimento rápido a moderado, de até 2 metros de altura e largura.
.
Descrição
Folhas ovais a elípticas, acuminadas, simples, inteiras, alternas e de cor verde brilhante ou variegada de branco.
Flores em forma de trompete, com o centro proeminente de cor amarelo ouro e pétalas fundidas em tons de azul ou roxo, de acordo com a variedade. Elas são delicadamente perfumadas. Surgem no verão e atraem polinizadores como borboletas e beija flores.
Frutos são pequenas bagas globosas, de cor laranja ou vermelha, atrativas para os pássaros, mas tóxicos para seres humanos e animais domésticos.
Em paisagismo é usada como arbusto isolado em pequenos e grandes jardins; em forma de renques formando cercas-vivas; na arte da topiária e como trepadeira. Também pode ser plantado em vasos e jardineiras.
A planta pode ser conduzida como uma arvoreta, removendo brotações laterais à medida que for crescendo.
.
Cuidados com o Solano azul
Clima: Tropical, Subtropical, Oceânico, Mediterrâneo.
Não tolera o frio intenso. Indicado para regiões litorâneas, sujeitas à salinidade, desde que resguardado de ventos fortes.
Cultivada a pleno sol ou a meia sombra. A pleno sol apresenta uma forma densa e floração intensa. À meia sombra, floresce com menor intensidade e adquire mais facilmente uma ramagem solta e informal.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Fertilizar no fim do inverno com matéria orgânica, aproveitando para afofar a terra e a cada 2 meses durante a primavera-verão com adubo granulado equilibrado 10-10-10, seguindo a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.
A poda deve ser realizada no fim do inverno e não deve ser drástica, limitando-se a cerca de um terço do comprimento dos ramos. No entanto aceita bem a podas frequentes.
.
Planta Tóxica
O Solano azul, deve ser mantido longe do alcance de crianças pequenas e filhotes de cães.
.
Propagação
Multiplica-se por estaquia dos ramos semilenhosos.
.
.
.