ArbustosFloresTrepadeiras

Solandra – Solandra grandiflora

Solandra - Solandra grandiflora

.

A Solandra grandiflora é um “arbusto escandente”, pertence à família Solanaceae, nativo das Américas, perene, lenhoso, caducifólio, pouco ramificado, com cerca de 4 metros de altura e muito ornamental.

.

Descrição

Ramos longos, como cipós, entremeados por nós, de onde surgem ramificações e raízes adventícias, que auxiliam a planta em sua fixação e absorção de nutrientes.

Folhas ovais, verde-brilhantes, com pecíolos curtos, de textura coriácea a membranácea, glabras, simples, com cerca de 7-10 cm de comprimento.

Inflorescências terminais, grandes, solitárias, em forma de trombeta com as pontas recurvadas, esbranquiçadas que se tornam amarelas com a idade. Surgem durante a primavera.

No fim do dia a à noite, a flores liberam um perfume que lembra côco e é atrativo para morcegos, seus polinizadores.

Frutos são bagas, de cor branca a amarela, com numerosas sementes pequenas.

Em jardins é usada como planta isolada em meio à gramados onde forma uma moita densa; também em pequenos grupos formando maciços ou renques, sempre próximas a suportes como cercas e muros para se fixarem. Pode ser plantada em vasos.

É recomendado uma estrutura forte e resistente para suportar o seu peso, sendo mais adequado usar grandes estruturas, como colunas e caramanchões.

.

Cuidados com a Solandra grandiflora

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.

Não tolera geadas, sendo indicada para regiões subtropicais de inverno quente.

Cultivada a pleno sol.

Em solo fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e bem drenável.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Quando estabelecida tolera curtos períodos de estiagem.

Para uma floração intensa, usar composto orgânico e farinha de osso no fim do inverno e durante a floração usar adubo mineral NPK 04-14-08, seguindo orientação do fabricante.

Aceita podas drásticas de tempos em tempos, para controlar seu crescimento, mas utilizar luvas, evitando o contato com a seiva da planta, que pode provocar irritação na pele e mucosas.

.

Planta Tóxica

Os sintomas causados pela ingestão de partes de plantas, até mesmo da mastigação de fragmentos de flores, incluem secura da garganta, dor de cabeça, fraqueza, febre, delírio, alucinações, insuficiência respiratória e circulatória potencialmente fatal.

.

.Propagação

Multiplica-se por sementes, alporquia e facilmente por estacas.

.

Solandra - Solandra grandiflora

.

Solandra - Solandra grandiflora

.