Sininho – Phlogacanthus turgidus
.
O Sininho – Phlogacanthus turgidus é um arbusto, pertence à família Acanthaceae, nativo da Ásia tropical, perene, ereto, de até 3 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Haste e ramos fortes e resistentes ao vento, de cor verde e avermelhada em sua extremidade.
Folhas grandes, tem formato longo-lanceolado, ligeiramente curvas, com nervura central bem marcada, de cor verde brilhantes.
Inflorescências terminais, de 10-20 cm, avermelhada, com flores que se abrem gradualmente em grupos de 3 ou 6. A flor é suavemente perfumada, de cor rosa roxo, corola tubular, ligeiramente curvada, com os top 5 lóbulos irregulares, peluda, oval, acuminada, com o lobo inferior em tons amarelo. Surgem no final do inverno e primavera e atraem beija-flores e borboletas.
As sementes são cápsulas ovais, achatadas, de 5-6 mm de comprimento, enegrecida, que dispersam suas sementes ao estourar.
Em jardins é cultivada como planta isolada em meio à gramados ou em grupos formando maciços; como cerca viva; também cultivada em vasos.
.
Cuidados com o Sininho
Clima: Tropical, Subtropical.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra, onde suas folhas adquirem um tom mais bonito.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Adubar no outono adubo orgânico, enriquecido com farinha de osso e durante a primavera com NPK 04-14-8, seguindo a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.
Fazer podas de limpeza após a floração, removendo as flores secas para que a planta volte a brotar.
No caso das cercas vivas, é importante fazer uma poda mais drástica duas vezes ao ano.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por estaquia.
Phlogacanthus é rápido na florada e os primeiros botões começam a despontar entre 60-90 dias após o plantio, que deve ser feito preferencialmente no final do inverno ou início da primavera.
.
.
.