Singônio – Syngonium angustatum
.
O Singônio – Syngonium angustatum é uma semi-herbácea, pertence à família Araceae, nativa do Brasil, perene, ascendente, rizomatosa, de ramos finos, de crescimento rápido, de folhagem decorativa.
.
Descrição
Folhas variam de desenho e cor, plantas jovens apresentam folhas simples, podem apresentar variegação branca e nervação estriada e nas plantas adultas as folhas são subdividas e completamente verdes.
Produtores comerciais, têm feito grandes melhorias nesta planta nos últimos anos, dando-lhe maior resistência à doenças, folhas com mais variegação branca e um crescimento compacto.
Inflorescências típicas ocasionais no verão, com espata verde por fora e rósea por dentro, sem valor ornamental.
Usada na decoração de jardins, como trepadeira escalando muros, árvores e pergolados e como forração fazendo cobertura de solo, onde se espalha produzindo muitas folhas.
Singônios são perfeitos para camuflar paredes sem acabamento, tintas descascando e manchas de infiltração.
.
Cuidados com o Singônio
Clima – Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical.
Não tolera temperaturas abaixo de 10ºC.
Cultivada a meia sobra, em solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e mantido úmido. O encharcamento do solo pode levar a podridão da raiz.
Adubar mensalmente o Singônio da primavera ao outono, com adubo mineral líquido 10-10-10, usando a metade da dose recomendada pelo fabricante.
Para conter o crescimento e ter uma trepadeira equilibrada, o ideal é fazer uma poda nos ramos mais velhos, na base da planta, no início do verão.
O Singônio foi classificado, como uma das 50 melhores plantas de interior para limpar o ar.
.
Planta Tóxica
A seiva desta planta contém cristais de oxalato de cálcio e é tóxico para animais de estimação e pessoas e pode causar irritação na pele. É recomendado o uso de luvas ao manusear esta planta ou lavar bem as mãos depois.
.
Propagação
Multiplica-se com facilidade por estacas.
.
.
.