Sete léguas – Podranea ricasoliana
.
A Sete léguas – Podranea ricasoliana é um arbusto escandente, pertence à família das Bignoniáceas, nativo da Austrália e Arquipélago Malaio, perene, semilenhoso, muito vigoro e de crescimento rápido.
.
Descrição
Ramos longos e ramificados que podem chegar a 10 metros de comprimento.
Folhas são compostas e de coloração verde-brilhante.
O nome comum deve-se pela rapidez que seus ramos crescem.
Inflorescências terminais com flores róseas com estrias avermelhada, esparsa por toda a planta. Surgem durante quase o ano todo, com mas intensidade na primavera-verão.
Em jardins é usada isolada em meio a gramados e como trepadeira apoiada sobre caramanchões e pérgulas.
A sete léguas, deverá ser conduzida por amarrilhos logo após o plantio, para direcionar seu crescimento que é muito vigoroso.
Para revestir pérgolas, o ideal e remover folhas e brotos que surgirem no tronco após atingir a altura desejada, deixando-a mais elegante.
.
Cuidados com Sete léguas
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico.
É tolerante às baixas temperaturas.
Cultivada a pleno sol.
Prefere o solo fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Adubar no fim do inverno com composto orgânico e farinha de osso e na primavera-verão usar adubo mineral NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante.
Podas de contenção e formação após a florada.
Seu crescimento e tão vigoroso que forma um emaranhado de ramos fortemente entrelaçados, que é desaconselhável o seu plantio próximo a telhados. Sua indicação é apenas sobre suportes fortes e grandes, como caramanchões, pérgolas, pórticos ou muros.
Os ramos da Sete léguas são muito flexíveis e, ao encostarem no solo produzem raízes e novas ramificações, isso torna a planta ideal para revestimento de taludes, barrancos e entradas de grandes áreas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes ou por estacas cortadas dos ramos mais lenhosos no final do inverno, em areia úmida em local sombreado.
.
.
.
.