Serralha Tropical – Asclepias curassavica
.
Serralha Tropical – Asclepias curassavica é um subarbusto, pertence à família Asclepiadaceae, nativa da América Tropical, perene, de até 1 m de altura.
Existem várias cultivares diferentes com cores de flores melhoradas e hábito mais curto; alguas têm flores vermelhas, amarelas ou laranja brilhantes.
.
Descrição
Caules simples ou ramificados.
Folhas de cor verde médio, dispostas opostamente nos caules e são lanceoladas ou oblongo-lanceoladas terminando em pontas acuminadas ou agudas.
Inflorescências axilares arredondadas (cymes) com 10-20 flores cada. Flores com cinco sépalas, vermelho-alaranjadas com capuzes amarelos. Surgem quase o ano todo e atraem borboletas, abelhas e beija-flores.
Frutos em forma de vagens de 5 a 10 cm de comprimento, que se abrem quando maduras, liberando sementes de cauda sedosa para dispersão pelo vento.
É cultivada como planta ornamental de jardim em grupos formando maciços; em forma de renque ao longo de muros e cercas.
Muito usada como flor de corte, devido a longa duração das flores.
.
Cuidados com a Serralha Tropical
Clima: Tropical, Subtropical.
Cultivada a pleno sol.
Asclepia é tolerante a diferentes tipos de solo, no entanto, aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido.
Usar na primavera um fertilizante mineral ou no outono com um fertilizante orgânico.
Em alguns locais é considerada uma erva daninha.
.
Gênero Asclepias
Asclepias é um gênero de plantas que contém mais de 200 espécies distribuídas amplamente na África, América do Norte e América do Sul.
.
Planta Tóxica
É uma planta tóxica que contém um látex cáustico que pode causar sérias inflamações oftálmicas. A asclepiadina é um veneno convulsivo de músculos e do coração.
Os sintomas de intoxicação por parte desta planta são dor e queimação na boca e na faringe, sialorréia, disfagia, dores abdominais, náuseas e vômitos; e quando em contato com os olhos produz forte irritação conjuntival com congestão, lacrimejamento e fotofobia.
As planta pode ser venenosa para o gado.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes ou estacas basais.
Recomenda-se mergulhar as sementes em água por 24 horas antes do plantio para melhorar a germinação.
.
.
.