Senecio vira-vira
.
O Senecio vira-vira é uma herbácea, pertence à família Asteraceae, nativa da Argentina, perene, ramificada, compacta, arredondada, de 0,60 cm de altura por 0,80 cm diâmetro e folhagem muito ornamental.
.
Descrição
Folhas persistentes, alternas, cortadas, lobadas, espessas, na cor branco prateado com fundo verde. Em clima chuvoso ou não muito ensolarado, a aparência é cinza. Ao sol e no tempo quente, torna-se quase branco.
Inflorescências terminais, com flores pequenas, tubulares, de cor branca-amarelada muito pálida ou ou rosa-lilás. Surgem na primavera-verão e atraem borboletas.
Usada na decoração de jardins: formando maciços; bordaduras; como forração de solo. Também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras, tanto solitárias como fazendo composição com outras plantas.
Muito usada em jardins de pedras e jardins a beira mar.
As flores são usadas na confecção de ramos secos.
.
Cuidados com o Senecio vira-vira
Clima: Tropical, Subtropical, Mediterrâneo.
Resiste até -8 °C.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
Prefere o solo de média fertilidade e bem drenável.
As regas devem ser regulares no verão, mantendo o solo levemente úmido. O excesso de água, pode causar a podridão radicular.
Quando estabelecida tolera curtos períodos de seca.
Recomenda-se fazer a remoção das flores (sem interesse ornamental), para melhor aspecto da planta.
Usar de uma a duas vezes ao ano, um fertilizante rico em nitrogênio, que é o elemento estimulante na produção e viçosidade das folhas.
A fertilização deve ser feita de preferência de manhã ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte. Suspender a adubação quando a planta estiver nos meses de dormência – nesse período, ela não tem atividade nenhuma.
O pinçamento das mudas com frequência, para ajudar no adensamento da planta.
.
Planta Tóxica
Todas as partes da planta são venenosas se ingeridas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e estacas.
.
.
.
.
.