Senécio Azul – Senecio mandraliscae
.
O Senécio Azul – Senecio mandraliscae é uma herbácea, pertence à família Asteraceae, nativa da África do Sul, perene, suculenta, de até 30 centímetros, formando uma touceira espalhada por 60 centímetros.
.
Descrição
Folhas de cor azul acinzentado, carnosas, lineares e cilíndricas.
Flores pequenas e brancas em corimbos. Surgem no verão.
Senécio Azul é usado na decoração de jardins, formando maciços, bordaduras, forrações e também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.
Em paisagismo é usado ao longo de caminhos, em bordaduras de canteiros, pode ser cultivado em vasos e jardineiras, tanto solitário como fazendo composição com outras flores.
.
Cuidados com o Senécio Azul
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido.
Tolerante ao frio.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra, deve receber pelo menos oito horas direta de luz solar diariamente. Pouca luz causa folhas fracas, alongadas e hastes na cor verde em vez de azul acinzentado.
O solo deve ser a base de areia com alguma matéria orgânica incorporada, bem drenável, com regas somente quando o solo estiver seco. Diminuir as regas no inverno.
O Senécio é uma suculenta que pode sobreviver a longos períodos de seca. Os sinais de que a planta precisa de água, são folhas encolhidas ou murchas.
Adubar a planta no início da primavera com NPK 10-10-10, solúvel em água, diluído à ¼ da dose sugerida pelo fabricante. Repita a aplicação no início do verão.
Pode-se fazer uma poda drástica no início da primavera, cortando a planta próxima ao chão. A poda remove o crescimento antigo e abre espaço para um crescimento novo e saudável.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, facilmente por estacas de ramos e por mudas formadas através das folhas da planta.
Retirar a folha com cuidado e deixar sobre papel à sombra para secar o corte. Depois, plantar em areia úmida, em local protegido.
.
.
.