Sempre verde pintada – Aglaonema costatum
.
O Aglaonema costatum é uma herbácea, pertence à família Araceae, nativa da Ásia e Nova Guiné, perene, de crescimento lento, pouco vigorosa, ramos decumbentes ou eretos, de até 35 cm de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas glabras, coriáceas de cor verde-escura, com a nervura central branca e muitas manchas brancas de formato irregular na face superior.
Inflorescências em espádices brancos com espatas verdes, originadas ao nível do solo e mantidas mais ou menos escondidas pela folhagem. Surgem no verão ou no outono.
Usada na decoração de jardins, em grupos para formação de maciços homogêneos em canteiros; como bordaduras ao longo de caminhos sombreados; é muito cultivada em vasos, tanto em ambientes internos quanto externos.
.
Cuidados com o Aglaonema costatum
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico. Não tolera o frio ou geadas.
Cultivada a meia sombra ou luz difusa.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, drenado e mantido úmido, mas não encharcado.
As folhas podem ficar marrons quando são regadas com água fria.
O Aglaonema cresce melhor no ar úmido. Para aumentar a umidade, borrife as folhas regularmente com água. Plantas cultivadas em ar seco ficam suscetíveis a pulgões, cochonilhas, insetos e ácaros.
Usar um fertilizante mineral NPK 10-10-10 a cada 3 meses, usando a metade da dose recomendada pelo fabricante.
Fazer limpeza da planta removendo folhas e flores velhas, secas e doentes.
O transplante ou a troca do vaso deve ocorrer em 2 ou 3 anos.
.
Planta Tóxica
Aglaonemas são plantas venenosas devido a cristais de oxalato de cálcio. Se ingeridas, causam irritação das membranas mucosas e contato com o suco pode causar irritação da pele e erupção cutânea dolorosa.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, por divisão das touceiras e com facilidade por estacas dos ramos, quando cortadas no verão e enraízadas em locais protegidos (estufas).
.
.
.