Semânia – Seemannia sylvatica
.
A Semânia – Seemannia sylvatica é uma herbácea, pertence à família Gesneriaceae, nativa da Bolívia, Brasil, Equador, Peru e Paraguai, perene, ereta, rizomatosa, ramificada, pubescente, de 20-35 cm de altura, com folhagem e florescimento ornamentais.
.
Descrição
Folhas simples, lanceoladas, asperas na face superior, de margens lisas, coloração verde escura e de 9-16 cm de comprimento. Se desenvolvem desde a base e diretamente dos rizomas.
Flores axilares, solitárias sobre pedúnculo longo, tubulares, com 4 cm de comprimento, de cor vermelho vivo e garganta amarela pontilhada de marrom. São densamente encobertas por pêlos finos, com textura aveludada. Surgem durante quase o ano todo e de forma intensa no verão.
A Semânia é uma planta rastejante, compacta, tendendo a crescer mais em largura do que em altura, de crescimento rápido é adequada para áreas de sombra peneirada com alguma úmidade, o que a torna ideal para preencher espaços vazios sob plantas mais altas. Sua atração principal são as flores.
Em jardins é usada como forração de áreas sombreadas, assim como em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com a Semânia
Clima: Tropical de altitude, Subtropical, Equatorial.
Não tolera geadas.
Cultivada à meia sombra ou sombra peneirada.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica, bem solto e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. O solo encharcado causa a podridão da raiz.
Reduza significativamente a rega durante os meses de inverno. O rizomas em repouso requerem condições realmente mínimas de umidade.
Usar fertilizante mineral NPK 04-14-08 mensalmente durante a primavera-verão, seguindo a orientação do fabricante. A fertilização deve ser feita de preferência de manhã ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e pela divisão da planta junto com um pedaço de rizoma.
.
.
.