Sedum rubro – Sedum rubrotinctum
.
O Sedum rubro – Sedum rubrotinctum é uma herbácea, pertence à família Crassulaceae, perene, suculenta, subereta, pouco ramificada, de menos de 25 cm de altura e folhagem colorida muito ornamental.
O Sedum rubrotinctum é conhecido por ser uma planta híbrida do Sedum pachyphyllum e Sedum stahili.
.
Descrição
Folhas espessas quase cilíndricas, eretas ou curvadas, glabras, inicialmente verdes depois vermelhas quando recebem muito sol como um mecanismo adaptativo, de 1,5-2,5 cm de comprimento.
Inflorescências em racemos axilares ou terminais, de flores estreladas amarelas. Surgem no verão.
É usada em jardins de inspiração desértica, combinando com outras suculentas e cactáceas. Pode ser usada em vasos e jardineiras, tanto em ambientes internos como externos.
.
Cuidados com o Sedum rubro
Clima: Tropical, Subtropical.
É sensível a geadas e apropriada para regiões subtropicais secas.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, leve, arenoso, bem drenável, ou usar substrato específico para cactos e suculentas.
As regas devem ser esparsas, sendo é importante dar tempo à planta para secar antes de regá-la novamente.
Usar um fertilizante líquido uma vez por mês, durante a primavera-verão, usando a metade da dose recomendada pelo fabricante.
O Sedum rubrotinctum pode se espalhar de forma relativamente rápida, através de um processo de enraizamento de hastes e de folhas caídas, o que leva a uma cobertura espessa sobre o solo.
É aconselhável ter cuidado ao manusear a planta, pois pode causar irritação na pele.
.
Propagação
Multiplica-se por estacas dos ramos. Cortar as folhas localizadas no caule, deixe-as secar e colocar em substrato úmido.
.
.
.