Sálvia rosa – Salvia involucrata
.
A Sálvia rosa é um subarbusto, pertence à família Lamiaceae, nativa do México e América Central, perene, ereto, de 1,2 a 2,3 metros de altura, com folhagem e florescimento ornamentais.
.
Descrição
Ramos longos e um tanto pendentes.
Folhas ovaladas, membranáceas, de margens serreadas, marcadas pelas nervuras impressas na face superior, de 8-15 cm de comprimento, com pecíolo longo.
Inflorescências em espigas terminais curtas, com brácteas cor-de-rosa que logo se desprendem, expondo flores com cálice e corola tubular róseos. Surgem no decorrer de quase o ano todo e são muito visitadas por abelhas, borboletas e beija-flores.
É indicada para cultivo em grupos formando maciços ou renques, em amplos espaços.
.
Cuidados com a Sálvia rosa
Clima: Tropical, Subtropical.
É tolerante a baixas temperaturas e a geadas.
Cultivada a pleno sol ou a meia-sombra.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido, mas não encharcado. É importante reduzir a frequência das regas durante o período de dormência, durante os meses de inverno.
Para garantir maiores floradas, adubar duas vezes ao ano, uma na época de seca com adubo orgânico e farinha de osso e a segunda na época das chuvas com adubo químico NPK 4-14-8. Aplicar na projeção da copa, nunca junto ao caule.
Podas para remover as flores desbotadas e promover uma floração contínua, cortando também as partes da planta que ficarem muito longas ou desordenadas. No final do inverno ou início da primavera, pode-se cortar a planta quase até o chão para promover um novo crescimento vigoroso.
.
Propagação
Multiplica-se por semente, divisão da planta e facilmente por estacas no final do verão ou início do outono.
.
.
.
.