Russélia – Russelia equisetiformis
.
Russélia – Russelia equisetiformis é um arbusto herbáceo, pertence à família Scrophulariaceae, nativo do México, perene, entouceirado, de 0,80 a 1,50 m de comprimento e muito ornamental.
.
Descrição
Ramos filiformes, ramificados, arqueados, longos, de cor verde brilhante e o novo crescimento começa ereto, mas rapidamente se curva.
Folhas são semi-perenes, sendo que na parte inferior dos ramos elas têm a forma linear a lanceolada e na parte superior encontram-se reduzidas a pequenas escamas.
Inflorescências com flores esparsas vermelhas. As flores são tubulares escarlates com cerca de 2,5 cm de comprimento. Ocorre a variedade de flores amarelas. Surgem da primavera ao outono e são muito visitadas por borboletas e beija-flores.
Frutos do tipo cápsula, têm pouca importância ornamental.
Usada na decoração de jardins, em jardineiras ou locais elevados que permitam o desenvolvimento da ramagem pendente.
.
..
Cuidados com a Russélia
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico.
Tolerante ao frio, mas sua floração diminui.
Cultivado a pleno sol ou meia sombra, embora a floração seja muito melhor a pleno sol, as hastes e folhas podem assumir uma tonalidade avermelhada, principalmente na primavera-verão.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, drenado e mantido úmido.
Adubar mensalmente na primavera-verão com NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.
Se achar necessário, cortar alguns galhos para dar ventilação a planta e cortar brotos altos que surgirem, mas evitar a poda drástica de toda a planta (nunca vai recuperar sua beleza original). Se a planta apresentar perda de vigor, adube e deixe o novo crescimento emergir e cobrir o antigo (que poderá ser removido mais tarde).
.
Sobre a Russelia
O nome Russelia homenageia o naturalista escocês Alexander Russell (1715-1768), dado ao gênero pelo cientista holandês Baron Nikolaus von Jacquin (1727-1817).
O nome da espécie que se refere a essas plantas se assemelha a juncos de rabo de cavalo, e o termo latino equisetiformis significa “como Equisetum”.
.
Propagação
Multiplica-se principalmente por divisão da touceira.
.
.
.
.
.