Ruspolia – Ruspolia hypocrateriformis
.
Ruspolia é um arbusto, pertence à família Acanthaceae, nativa do Sul da África, perene, lenhosa, de crescimento rápido, de até 1 metro de altura.
.
Descrição
Folhas opostas, ovais e com margem inteira. O ápice da folha pode ser agudo ou ter ponta gotejante.
Inflorescência densa e compostas de muitas flores. As flores possuem 5 lóbulos que variam ligeiramente em tamanho. Um dos 5 lóbulos tem uma mancha distinta perto da base da pétala, enquanto os outros 4 lóbulos podem ou não ter marcas semelhantes, mas menores. As flores podem ser nas cores vermelha, rosa salmão, escarlate ou vermelho alaranjado. A ponta da pétala pode ser arredondada ou ligeiramente pontiaguda. Surgem quase o ano todo e atraem borboletas.
O fruto ou cápsula possui sementes presas a estruturas semelhantes a ganchos dentro do fruto, o que pode fazer com que as sementes voem para mais longe da planta durante a deiscência.
Em paisagismo é usada como arbusto isolado em pequenos e grandes jardins, bem como em grupos formando maciços ou renques. Pode ser cultivada também em vasos e jardineiras, adornando assim varandas, pátios e sacadas.
.
Cuidados com a Ruspolia
Clima: Tropical, Subtropical.
Cultivada a pleno sol ou a meia sombra.
Cultivada em solo fértil, rico em matéria orgânica e de boa drenagem.
As regas devem ser regulares e leves, deixando o substrato secar levemente entre as regas e reduzindo no outono-inverno. Depois de estabelecida tolera curto períodos de seca.
Usar um fertilizante rico em fósforo para promover a floração. Evite usar fertilizantes ricos em nitrogênio, pois eles estimulam o desenvolvimento de folhas em vez de flores.
Evitar podar esta espécie com frequência, pois as flores são produzidas a partir do novo crescimento.
É considerada uma erva daninha na África Central. Florestas de várzea, cerrados e florestas secas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes ou estacas de caule. As estacas enraizarão facilmente e produzirão flores dentro de um ano.
.
.