Rosinha de pedra – Orostachys boehmeri
.
A Rosinha de pedra – Orostachys boehmeri é uma herbácea, pertence à família Crassulaceae, nativa da Ásia e Japão, perene, suculenta, monocárpica, estolonífera, de crescimento rápido e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas se reúnem em forma de rosetas, de cor cinza-lavanda, de 2,5 a 5 centímetros de diâmetro.
Inflorescências eretas, em formato de cone de até 15 cm de altura, que surgem do centro de cada roseta. As flores são pequenas em forma de sino e geralmente são brancas ou cor-de-rosa. Surgem a partir do segundo ano após o plantio, geralmente no outono.
Após florescer, a Orostachys principal morre, mas a planta se espalha por brotações laterais basais e facilmente se reagrupa para garantir mais plantas ano após ano.
Os estolões são de cor clara, crescem em grande número, horizontalmente em hastes finas, com pequenas rosetas que se formam a espaços regulares, dando assim o aspecto de uma planta aberta.
Usada em jardins de pedras como uma cobertura vegetal, em fendas ou paredes rochosas; também plantada em vasos e cestas, os estolões crescem para fora do vaso, tornando-se pendentes.
.
Cuidados gerais com a Rosinha de pedra
Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical. Resistente a climas frios.
Em regiões de climas mais frios, a planta prefere sol pleno e em regiões mais quente meia-sombra.
Não é exigente quanto ao solo, podendo sobreviver em solo pobre, desde que seja bem drenado.
Regar moderadamente pela manhã para evitar que a água permaneça nas folhas durante a noite. O solo encharcado provoca a podridão da raiz.
Para um crescimento saudável, aplicar um fertilizante, usando a metade da dose indicada pelo fabricante a cada 2 meses, durante a primavera-verão.
Durante o inverno, seu crescimento cessa, retomando durante a primavera.
Recomenda-se fazer podas de limpeza, removendo folhas e flores secas.
.
Sobre o Orostachys
Orostachys é um nativo suculento resistente às regiões montanhosas frígidas do norte da China, Mongólia e Japão.
O nome do gênero vem do grego oros que significa montanha e stachys que significa pico em referência ao seu habitat de montanha e flores em espinhos.
.
Propagação
Multiplica-se por enraizamento das folhas na função de estacas, pelos estolões e por divisão da planta, na primavera.
.
.
.
.