Rosa da Montanha – Brownea grandiceps sp
.
A Rosa da Montanha – Brownea grandiceps é uma árvore, pertence à família Fabaceae, nativa da América do Sul, perene, de crescimento lento, de 6-8m em cultivo e 10-20m na mata.
.
Descrição
As folhas novas surgem em ráquis (eixo central de estruturas biológicas ramificadas).
Folhas novas apresentam coloração um pouco esbranquiçada parecendo secas, depois mudam para palha rosada e quando maduras se tornam verdes; as folhas são compostas por 4 a 16 folíolos, cada ráquis pode medir mais de 58 cm de comprimento.
.
Inflorescências grandes com até 15 centímetros de diâmetro, compostas por várias flores adensadas em forma de bolas e surgem na extremidade dos ramos e também no tronco.
As flores possuem pétalas de cor vermelha ou alaranjada com longos estames, que se abrem da margem em direção ao centro da inflorescência. Surgem quase o ano todo, com maior intensidade na primavera e atraem borboletas, abelhas e especialmente os colibris.
Os frutos que se formam são do tipo legume (vagem), grandes, de cor marrom, densamente cobertas por pelos e contém de uma a duas sementes, marrons e com superfície enrugada.
Usada em jardins e parques.
.
Cuidados com a Rosa da Montanha – Brownea
Clima: Tropical.
Cultivada a pleno sol ou a sombra parcial.
Não tolera frio intenso, geadas fortes ou períodos de seca.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
Aprecia alta umidade ambiental e o calor tropical, no entanto, em regiões mais frias apresenta um desenvolvimento lento.
As árvores jovens crescem melhor sob meia sombra, protegidas do sol forte do meio dia e a medida que ganham tamanho e vigor podem ser gradativamente expostas ao sol pleno.
.
Habitat
A espécie é nativa do Brasil, porém, não endêmica, sendo registrada também na Colômbia, Peru, Equador, Venezuela e Bolívia. A sua ocorrência em terras brasileiras foi registrada oficialmente no Amazonas, Pará, Distrito Federal e no Rio de Janeiro.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, sendo difícil por estacas.
A sementes devem ser postas a germinar assim que os frutos amadurecem, pois rapidamente perdem a viabilidade.
A germinação leva de 30-60 dias para se completar. A quebra da dormência em água quente e subsequente de molho pode uniformizar e melhorar as taxas de germinação. Floresce cerca de 3-4 anos após o plantio.
.
.
.