Rhipsalis pilocarpa
.
Rhipsalis pilocarpa é um cacto epífito, pertence à família Cactaceae, nativo do Brasil, perene, de até 1 metro de comprimento.
.
Descrição
Trata-se de uma planta de hábito epífito, que vive sobre os troncos das árvores, repletas de flores brancas perfumadas e frutos vermelhos.
As hastes são compostas por segmentos cilíndricos finos, longos e verde escuros, podendo ficar avermelhados nas pontas com a exposição ao sol. São recobertos por tricomas que dão a planta uma coloração prateada. Inicialmente são verticais e posteriormente pendentes.
Flores pequenas e brancas que crescem nas pontas dos galhos e são muito perfumadas. Surgem na primavera e verão.
Produz pequenos frutos vermelhos.
Em paisagismo é usado sobre galhos de árvores. Rhipsalis também se adapta bem em ambientes internos com bastante luz natural, mas dificilmente irá florir sem algumas horas de sol da manhã.
.
Cuidados com o Rhipsalis pilocarpa
Clima: Tropical, Subtropical.
Para que suas florações ocorram, é necessário que seja cultivada em um ambiente com temperaturas mais elevadas.
Prefere luz filtrada ou sol da manhã com sombra a tarde. O sol intenso pode queimar a planta.
Aprecia o solo para plantas epifitas como para orquídeas.
Assim que os botões florais se formam, é preciso evitar mudar o vaso de lugar, uma vez que pequenas alterações climáticas podem fazer com que a floração seja abortada.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Diminuir as regas no inverno.
Se possível usar água da chuva ou água destilada e não água de torneira.
Evitar borrifar água no caule ao regar a fim de evitar o apodrecimento.
Usar um adubo orgânico ou NPK 10-10-10 ou um fertilizante para cactos usando a metade da dose recomendada pelo fabricante.
.
Habitat
Em seu habitat natural cresce nos ramos altos das árvores, nas florestas tropicais no Brasil. Rhipsalis pilocarpa vive protegida do sol direto, sob a sombra proporcionada pelas copas das árvores. Sendo assim, esta é uma cactácea que aprecia a luminosidade difusa e filtrada.
.
Propagação
Multiplica-se por estaca, sementes e divisão da planta.
Para a propagação por estacas de caules, basta cortar uma seção saudável do caule e deixá-la secar por alguns dias. Plantá-la em substrato adequado para cactos, que são bem drenados e possuem menos matéria orgânica. Com o tempo, a estaca enraizará e desenvolverá novos brotos.
.
.
.