Resedá – Lagerstroemia indica
.
O Resedá – Lagerstroemia indica é um arbusto ou arvoreta, pertence à família Lythraceae, nativo da China, Coréia, Japão e Índia, perene, dificilmente chega à 5 metros de altura, mas pode chegar a 10 metros.
.
Descrição
Tronco de casca lisa, esfoliante, de cor marrom a cinza claro.
.
.
Folhas elípticas, com bordas onduladas, caduca em regiões de clima frio.
Inflorescências com inúmeras flores crespas de coloração branca e em várias tonalidades de rosa, roxa e vermelha. Surgem quase o ano todo mas em maior quantidade no verão.
Planta usada isolada ou formando maciços em jardins, praças, calçadas e em grandes vasos. Suas raízes não são agressivas.
.
A forma da planta depende de como será conduzida:
Tronco único – O tronco único é obtido com a poda adequada. Basta escolher a haste mais reta e remover qualquer galho que saía do chão, aparar qualquer broto lateral que surja no tronco. Se precisar coloque um tutor.
Multi-Tronco – Para conseguir a aparência multipla, escolher algumas hastes e remover o resto, ou deixar todas as hastes e retirar apenas os brotos laterais.
Aparência Natural – Permitir a planta crescer em sua forma natural de arbusto, se ramificando e espalhando desde a base. Neste caso, as flores, são em cachos menores, mas extremamente numerosos e cobrem todo o arbusto.
Cuidados com o Resedá
Clima: Tropical, Subtropical, Temperado, Continental, Mediterrâneo, Oceânico.
Resistente à geadas.
Cultivada a pleno sol.
Planta rústica e se adapta em solos de baixa qualidade, mas se desenvolve melhor em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável.
A água da chuva é suficiente, mas se no verão for regada diariamente, terá uma quantidade maior de flores. Não tolera o encharcamento.
Usar no início da primavera com adubo orgânico e farinha de osso e durante a floração com adubo mineral NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante.
Uma técnica usada por paisagistas é fazer uma poda drástica no Resedá no fim do inverno, removendo até 50% da planta (mais de 50% a planta desidrata), porque é rápido, relativamente fácil, a planta quase sempre se recupera e garante um crescimento novo, isso garante um formato mais adequando, incentiva surgir cachos com flores maiores e mais vistosas, porém em menor número.
As flores se formam na ponta dos ramos que foram podados no inverno.
.
.
Sobre o Resedá
Devido à massa foliar reduzida, fica restrita à somente a função ornamental e seu plantio tem sido desencorajado em diversas cidades brasileiras.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por estacas de galhos, colocadas para enraizar no inverno.
…
…