Repolho ornamental – Brassica oleracea acephala
.
O Repolho ornamental – Brassica oleracea acephala é uma herbácea, pertence à família Brassicaceae, nativa Mediterrâneo, anual ou bianual, com caule curto e de 20-30 cm de altura.
.
Descrição
Folhas arredondadas cerosas, com as bordas crespas em forma de roseta densa, de colorações diversas em branco, rosa, azul, verdes, creme e púrpuras.
Ao invés do habitual verde ou roxo de repolhos tradicionais, o repolho ornamental foi hibridizado para caracterizar várias cores, para parecer mais com flores do que vegetais.
Flores pequenas e amarelas em espiga ereta acima da planta, sem importância ornamental.
Usado na decoração de jardins formando maciços em amplos espaços gramados; como bordaduras ao longo de caminhos ou margeando canteiros; também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com o Repolho ornamental
Clima: Subtropical, Temperado, Mediterrâneo.
Além de ser resistente ao frio, temperaturas baixas ampliam a sua cor.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra, mas em regiões muito quentes, evitar o sol nas horas mais quentes do dia.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
.
Sobre o Repolho
O repolho ornamental é parente muito próximo do repolho coméstivel, esta na mesma espécie Brassica oleracea. No coméstivel as folhas sobrepoem-se umas as outras formando a chamada cabeça, no ornamental não forma a cabeça e pertence a variedade; Brassica oleracea variedade “acephala”.
Este repolho é comestível, porém o sabor não é agradável, tende a ter um sabor amargo.
.
Curiosidade
O nome da variedade “acephala” significa decapitado. O nome específico do epíteto “oleracea” geralmente significa do jardim.
Cruciferae significa cruz, referindo-se às pétalas de flores posicionadas como uma cruz. Em referência óbvia a Jesus e ao crucifixo.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, postas a germinar no outono e inverno, molhando diariamente.
Cobrir com plástico, formando uma estufa e manter em local protegido do sol e da chuva.
A germinação ocorre em 5-10 dias após o plantio, retirar o plástico, aguardar até que tenha cerca de 10 cm e plantar em lugar definitivo.
.
.
.
.
.
.