Rabo de Gato – Acalypha reptans
.
O Rabo de Gato – Acalypha reptans é uma herbácea perene, pertence à família Euphorbiaceae, nativa da Índia, perene, de crescimento rápido, reptante de 15-20 centímetros de altura, de folhagem e florescimento decorativo.
.
Descrição
Folhas em ramagem fina, densa, ovaladas, pubescentes, persistentes e denteadas.
Inflorescências vermelhas, eretas, alongadas, com textura de pelúcia acima da folhagem. Surgem no decorrer do ano todo, sendo em maior quantidade no verão.
É uma planta rastejante, compacta, tendendo a crescer mais em largura do que em altura. E adequada para áreas de meia sombra com alguma umidade, o que a torna ideal para preencher espaços vazios sob plantas mais altas.
Usada na decoração de jardins formando maciços; como bordaduras ao longo de caminhos; margeando canteiros; como forração de solo; também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras como planta pendente.
.
Cuidados com o Rabo de Gato – Acalypha
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Não tolera geadas.
Cultivada a sol pleno ou meia sombra. Apresenta sua melhor forma a meia sombra ou sol peneirado.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Usar fertilizante mineral NPK 04-14-08 mensalmente durante a primavera-verão, com a metade da dose recomendada pelo fabricante. Molhar o solo antes e depois da aplicação impede a queima de raiz e dissolve o fertilizante, liberando os nutrientes.
Apesar de ser perene, com a idade perdem a beleza e os canteiros devem ser renovados com novo plantio de mudas, devido a perda de vigor das plantas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, divisão da ramagem enraizada e por estaquia.
O espaçamento deve ser de 30 cm entre as plantas.
Sementes – Podem ser semeadas diretamente nos canteiros.
.