Rabo de Dragão – Dasylirion acrotrichum
.
O Rabo de Dragão – Dasylirion acrotrichum é um arbusto, pertence à família Asparagaceae, nativa da América do Norte e México, perene, suculento, de até 1,80 metro de altura.
.
Descrição
Caule amarronzado, grosso de crescimento lento que serve como uma reserva de água; conforme vai crescendo adquire um formato peculiar, caído, assemelhando-se a uma grande minhoca, com até 1,80 metro de altura.
Folhas fibrosas, lineares, com margens cobertas de espinhos e extremidades espigadas. De aspecto simétrico com 100-300 folhas por ramo. Possui filamentos nas extremidades das folhas que são finos e leves, que se movem, a menor brisa para arejar e ventilar a planta.
Inflorescência ereta, que desponta acima da folhagem, com numerosas flores de cor branco-creme. Surgem no verão e somente nos exemplares adultos.
Usada na decoração de jardins tanto isolada, como em conjunto formando maciços, onde haja espaço suficiente para comportar sua distinta copa que pode passar de 2 metros de diâmetro.
Em jardins de inspiração desértica, torna-se também uma excelente escolha junto a cactos e suculentas. O Rabo de Dragão também pode ser plantado em vasos e jardineiras
.
Cuidados com o Rabo de Dragão
Clima: Tropical, Semi-árido, Subtropical, Mediterrâneo.
Não deve ser cultivado em regiões com clima muito úmido e chuvoso, pois a perda da planta é praticamente certa.
Cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica, de pH neutro a alcalino e bem drenável.
Um bom solo é formado de: 1/3 de terra de jardim, 1/3 areia e 1/3 de composto orgânico.
As regas devem ser esparsas. Não tolera encharcamentos, sendo muito suscetível à podridão das raízes. Deve ser irrigado regularmente apenas na estação seca e nos primeiros meses após o plantio.
O Rabo de Dragão é uma planta muito rústica e de baixíssima manutenção.
Folhas secas não caem e formam uma saia. Essas folhas podem ser cortadas próximo ao tronco.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes.
.
.
.