Rabo de burro – Sedum morganianum
.
O Rabo de burro – Sedum morganianum é uma herbácea, pertence à família Crassulaceae, nativa do México e Honduras, perene, suculenta, de hábito pendente com até 1,5 metro de altura.
.
Descrição
Folhas de cor verde-azulada, carnudas, pontiagudas que revestem as hastes. Suas folhas são muito frágeis, caem ao menor toque.
Flores pequenas, em forma de estrela, em cachos, rosas ou vermelhas e surgem esporadicamente na ponta das hastes.
O Rabo de burro é usado na decoração de jardins em vasos e jardineiras como planta pendente tanto solitário como fazendo composição com cactos e suculentas.
.
Cuidados com o Rabo de burro – Sedum
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico, Mediterrâneo, Semi-árido.
Tolera o frio, mas não suporta geadas.
Manter a planta fora de correntes de ar.
Cultivada no sol da manhã, evitando o sol nas horas mais quentes do dia, das 10-17 horas.
Solo fértil, solto, rico em matéria orgânica e bem drenável. Como a água precisa passar rapidamente pelo solo, pode-se adicionar areia, perlita, rochas finas, cascalho ou usar uma mistura especialmente formulada para cactos e suculentas.
Todas as folhas da planta armazenam água, por isso as regas devem ser espaçadas, diminuindo a quantidade no inverno. Nunca deixe água estagnada no pires.
Os vasos devem ser rasos, pois suas raízes são curtas.
Suculentas preferem adubos orgânicos, usar uma colherzinha de chá de torta de mamona, para vasos de até 15 cm de diâmetro, uma no início da primavera e outra no início do verão ou usar adubos próprios para suculentas, seguindo a orientação do fabricante.
.
Propagação
Multiplica-se por estacas de folha e de ponta na primavera.
Remover as folhas inferiores para expor o tronco e inseri-lo numa mistura de: uma parte de areia e uma parte de musgo de turfa. Manter o solo úmido.
Para estacas de folhas seguir o mesmo método. Pode levar alguns meses para desenvolver as raízes.
.
.
.