Rabo de arara – Warszewiczia coccinea
.
O Rabo de arara – Warszewiczia coccinea é uma árvore, pertence à família Rubiaceae, nativa da América tropical, perene, de 4-10 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas grandes, medindo até 60 cm de comprimento, em forma de lança, com a face superior verde brilhante, a inferior pálida e totalmente recoberta por pêlos.
Inflorescências com flores pequenas, em aglomerados compactos, pêndulos, estreitos, de 50 cm de comprimento. Cada uma das flores tem um dos lobos do cálice expandido numa vistosa pseudo bráctea oval de até 7 cm, de coloração vermelho-brilhante. Surgem durante o ano todo.
Em paisagismo é usada isolada em meio à gramados em amplos jardins; também na formação de pequenos bosques; na arborização de parques e praças.
.
Cuidados com o Rabo de arara
Clima: Tropical, Subtropical.
Gosta de calor e umidade.
Cultivada a pleno sol, meia sombra ou luz filtrada de outras árvores mais altas.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Usar no fim do inverno, com adubo orgânico enriquecido de farinha de osso e na primavera-verão com NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante.
.
Uso na Medicina Popular
Alguns povos indígenas sul-americanos, usam suas raízes externamente para infecções fúngicas da pele e dores nas costas.
Diz-se que as raízes com odores de anis, exibem propriedades afrodisíacas.
.
Sobre o Rabo de arara
É a flor nacional de Trinidad e Tobago porque floresce em 31 de agosto, o que coincide com o dia em que Trinidad e Tobago se tornaram independente do Reino Unido.
Seu habitat natural é na Região Amazônica, predominantemente nos Estados de Amazonas e Mato Grosso e também em América Central, Peru e Bolívia.
É vista em várzeas úmidas à beira de rios. Mas também em matas a mais de 300 metros acima do nível do mar.
.
Propagação
Multiplica-se por meio de sementes ou de estacas de ramos jovens na primavera.
.