Pseuderanthemum carruthersii “Variegatum”
.
O Pseuderanthemum carruthersii é um arbusto, pertence à família Acanthaceae, nativo da Polinésia e Melanésia, perene, ereto, lenhoso, ramificado, de 1,50-2,00 metros de altura e folhagem ornamental.
.
Descrição
Folhas simples, de lamina cartácea, oblanceolada, glabra em ambas as faces, com manchas irregulares branco-acinzentadas, de margens inteiras ou irregulares e onduladas de 6-14 cm de comprimento, com pecíolo de cerca de 1 cm.
Inflorescências em racemos terminais e axilares, as flores são brancas com o centro róseo. Surgem no verão e atraem borboletas e beija flores.
Frutos são pequenas cápsulas, cada uma contendo 4 sementes planas.
É indicado para cultivo como planta isolada ou em grupos formando maciços isolados; junto a muros, paredes, muretas e grades; pode ser cultivado em vasos tanto dentro como fora de casa.
.
Cuidados com o Pseuderanthemum
Clima: Tropical, Subtropical. É sensível ao frio.
Cultivado meia sombra.
Solo fértil, rico em matéria orgânica e drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo umido, mas nao encharcado.
A poda vigorosa produzirá uma planta mais compacta e induzirá novo crescimento e folhagem.
A planta tem uma coroa solta e arejada quando cresce na natureza. No cultivo, a planta tende a tornar-se mais densa, provavelmente devido à poda e à disponibilidade de luz solar.
Fertilizar no fim do inverno com esterco de gado ou composto orgânico, incorporar de leve ao solo, mantendo uma distância de 30 cm do tronco.
.
Propagação
Multiplica-se facilmente por estacas.
.
.
.