Primavera – Bougainvillea spectabilis
.
A Primavera – Bougainvillea spectabilis é um arbusto escandente, pertence à família das Nyctaginaceae, nativa da América do Sul, perene, muito ramificada e de até 5 metros de altura.
Espécie intensamente híbridada, existindo hoje em cultivo dezenas de cultivares com formas e tamanhos bem diferentes da espécie típica.
.
Descrição
Caule apresenta espinhos verdadeiros, isto é, que são vascularizados e danificam tecidos subjacentes se removidos.
Folhas pequenas levemente coberta por pelos finos, curtos e macios.
Flores pequenas, envolvidas por 3 brácteas grandes, vistosas, nas cores branca, rosa claro, coral, carmim, laranja, purpura e amarelo. As brácteas formam-se em grandes cachos nas pontas dos ramos, simples ou dobradas. Surgem principalmente na primavera-verão e esporadicamente durante o ano.
Em paisagismo é usada ornamentando pérgolas, cercas, treliças, caramanchões e muros; cultivada de forma livre em grandes gramados.
Muito usado na arte do bonsai.
.
.
Cuidados com a Primavera – Bougainvillea
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico.
Rústica não é muito exigente quanto ao tipo de solo, embora prefira o solo fértil, fofo, com pH levemente ácido de 6,0 a 6,5 e drenável.
As regas devem ser frequentes quando recém plantada, porém, quando estabelecida as regas devem ser esparsas, a planta prefere uma boa rega profunda, em vez de pequenas regas frequentes.
No entanto, não permita que o solo fique completamente seco porque uma planta estressada pela água não florescerá. Regar a planta imediatamente se parecer murcha.
Floresce em abundância quando ocorre uma queda brusca na temperatura.
Adubar no fim do inverno ou início da primavera com adubo orgânico e na primavera-verão com adubo mineral NPK 04-14-08, seguindo orientação do fabricante.
Primaveras não gostam de ter suas raízes perturbadas, evite mudar a planta de lugar.
Recomenda-se podas no fim do inverno. Como a Bougainvillea floresce no novo crescimento, pode-se fazer podas mais leves depois de cada ciclo de floração.
Confunde-se com a “Bougainvillea glabra” que é uma árvore de grande porte.
.
Sobre a Primavera
“Bougainvillea” é em referências ao navegador francês Louis Antoine de Bougainville, que descobriu a espécie no Brasil e a levou para a Europa, por volta de 1790. De lá, a espécie se espalhou pelo mundo.
“Três-marias” é uma referência ao fato de, na espécie, as flores e brácteas se reunirem em grupos de três.
.
Propagação
Multiplica-se por estacas, que devem medir 20 centímetros cortadas em diagonal numa profundidade 13-14 cm em local sombreado.
Seu crescimento e rápido atingindo facilmente 4-5 metros de altura aos 2 anos.
.
.
.