Pleomele verde – Dracena reflexa
.
A Pleomele verde é um arbusto, pertence à família Asparagacea, nativo de Madagascar, Índia e Ilhas Maurício, perene, de crescimento lento, de 2-3 metros de altura, embora possa atingir 6 metros no seu habitat de origem.
.
Descrição
Caule ereto e ramificado.
Folhas são simples, coriáceas, ligeiramente onduladas, de cor verde-oliva escuro, dispostas em espiral ao longo do ramos.
Inflorescências terminais com flores pequenas, brancas, de importância secundária como ornamentais. Surgem no final do inverno.
Em paisagismo é usada como arbusto isolado em pequenos e grandes jardins, bem como em grupos formando maciços ou renques. Pode ser cultivada também em vasos e jardineiras, adornando varandas, pátios e sacadas.
A pleomele possui galhos muito flexíveis, podendo ser guiados, criando diversos formatos.
.
Cuidados com a Pleomele Verde
Clima: Tropical, Subtropical, Temperado, Oceânico.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra. Em regiões de climas mais frio, a planta prefere sol pleno e em regiões mais quente meia-sombra.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser moderadas, irrigando somente quando solo estiver seco. No início do plantio, a irrigação é essencial nos primeiros dias.
Fertilizar no fim do inverno com adubo orgânico e durante a primavera-verão, com NPK 10-10-10, seguindo sempre a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.
É uma planta rústica e quando podada corretamente pode formar uma ótima cerca viva.
Quando colocada dentro de casa, evitar o ar condicionado, pois prejudica seu desenvolvimento.
.
Sobre a Pleomele
A pleomele é uma das plantas recomendadas para purificação do ar em interiores, de acordo com a Plants for Clean Air Council (PCAC), organização que resultou de um projeto de pesquisa originalmente conduzido pela NASA em conjunto com a Associação de Empreiteiros de Paisagismos dos Estados Unidos. A pleomele é considerada eficiente na remoção de compostos tóxicos do ar como formaldeído, benzeno, tolueno, xileno e tricloroetileno.
.
Propagação
Multiplica-se facilmente por estaquia de ramos lenhosos, semi-lenhosos e ponteiros.
.
.
.