Plantas Suculentas
.
Suculentas são plantas resistentes à seca nas quais as folhas, caule ou raízes se tornaram mais carnudas do que o normal, devido ao desenvolvimento de tecidos que armazenam água. Outras fontes “excluem” as raízes na definição de suculentas.
Na horticultura, o termo suculenta é às vezes usado de uma forma que exclui plantas que os botânicos consideram suculentas, como os cactos. No entanto, na terminologia botânica, os cactos são suculentas.
As plantas adaptadas para viver em ambientes secos, como as suculentas, são denominadas xerófitas. Mas, nem todas as xerófitas são suculentas, uma vez que existem outras formas de adaptação à escassez de água, como pequenas folhas enroladas ou coriáceas.
O armazenamento de água frequentemente dá às plantas suculentas uma aparência mais inchada ou carnuda, uma característica conhecida como suculência.
.
Habitat
As suculentas são capazes de crescer em condições que são inabitáveis por outras plantas. Muitas suculentas são capazes de se desenvolver em condições secas e algumas podem durar até dois anos sem água, dependendo de seus arredores e adaptações.
.
Suculentas também podem ocorrer ocasionalmente como epífitas, crescendo em outras plantas com contato limitado ou nenhum contato com o solo e são dependentes de sua capacidade de armazenar água e obter nutrientes por outros meios; este nicho é visto em Tillandsia.
.Aparência
Existem suculentas semilenhosas de porte arbóreo, como a Yucca elephantipes, que pode atingir até 10 metros de altura. No outro extremo estão as minúsculas e raras plantas-pedra, com cerca de 2 cm de diâmetro, nativas das regiões subtropicais áridas no sul da África, que geram belíssimas flores com mais que o dobro do seu tamanho.
Algumas podem ser armadas com espinhos, como a coroa-de-cristo (Euphorbia millii) da família Euphorbiaceae, que têm o caule suculento, líquido e leitoso.
.
Alguns exemplos de Plantas Suculentas
.
.
.
As suculentas são frequentemente cultivadas como plantas ornamentais por causa de sua aparência marcante e incomum, bem como sua capacidade de prosperar com o mínimo de cuidado.
Suculentas em vasos podem crescer na maioria dos ambientes internos, porem gostam de bastante luminosidade e se inclinam facilmente para encontrar o melhor ângulo. Portanto, o ideal e virar os vasos de tempos em tempos para que a planta receba luz em todas as suas partes.
.