Planta mosaico – Ludwigia sedoides
.
A Planta mosaico – Ludwigia sedoides é uma herbácea flutuante, pertence à família Onagraceae, nativa do Brasil e Venezuela, perene, de crescimento rápido, suculenta, de caule fino avermelhado e crescimento rápido.
.
Descrição
Folhas em formato de diamante, crescem em várias séries helicoidais, podem ser vermelhas ou verdes, mas sempre com o lado inferior avermelhado, se dispõem na forma de rosetas geométricas que variam de 5-20 cm de diâmetro e flutuam graciosamente sobre a superfície da água.
As rosetas da Ludwigia durante o dia são mais abertas, com espaço entre as folhas, já à noite, sua ramagem se contrai, aproximando as folhas.
Flores diminutas, possuindo apenas 2 cm, sendo amarelas douradas e delicadas, seus pecíolos são avermelhados. Surgem de junho a agosto.
Frutos são capsulas explosivas, com muitas sementes.
Em jardins é usada em rios, lagos e lagoas com águas quentes. Cresce e se espalha na superfície da água.
.
Cuidados com a Planta mosaico
Clima: Tropical, Subtropical.
A temperatura de 10-30º C.
Cultivada a pleno sol.
A Ludwigia sedoides desenvolve-se enraizada ao solo.
Na natureza pode ser encontrada em locais de águas calmas ou com pouquíssima correnteza, mas se adaptam com facilidade a lugares mais profundos.
A medida que envelhecem adquirem um tom mais avermelhado, produzem novas hastes e tornam-se longas, ficando cada vez mais longe do local onde são plantadas.
.
Sobre a Ludwigia
Devido ao seu potencial colonizador e constituindo uma séria ameaça a espécies, habitats ou ecossistemas nativos, essa espécie foi incluída no Catálogo Espanhol de Espécies Exóticas Invasivas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, divisão da planta e corte de caule.
Cortar uma roseta com parte do caule e plantar no fundo da lagoa.
A parte principal da haste é deixada no tanque e uma nova roseta vai se desenvolver nela, depois de um curto período de tempo.
.
.
.