Planta mosaico – Fittonia verschaffeltii
.
A Planta mosaico – Fittonia verschaffeltii ou Fittonia albivenis é uma herbácea reptante, pertence à família Acanthaceae, nativa da América do Sul, perene, de 10-15 cm de altura e pode se espalhar por até 30 cm.
.
Descrição
Folhas verde-escuras com distinta rede de nervuras acentuadas de branco na forma típica.
Atualmente há muitas cultivares disponíveis no mercado, com tamanhos variados, folhas pequenas e uma infinidade de combinação de tons de verde, vermelho, rosa e até amarelo.
Inflorescências terminais sem importância ornamental em espigas longas, de brácteas verdes e flores pequenas de cor amarelada. Surgem no verão.
Usada na decoração de jardins, em conjunto formando maciços; como forrações de solo; também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com a Planta mosaico
Clima: Tropical, Subtropical.
Esta planta cresce melhor com temperaturas uniformes em torno de 21 ° C.
Cultivada a meia sombra ou luz difusa. Não tolera sol direto, principalmente de 9:00 às 17:00 hs.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido, mas não tolera o solo encharcado.
Sem água por alguns dias, a Fittonia “desmaia”, mas é facilmente revivida com uma rega rápida e rapidamente retoma sua saúde.
Precisa de alta umidade do ar, quando o tempo estiver quente e seco, pulverizar água nas folhas.
Fertilizar a cada 30 dias na primavera-verão com um fertilizante solúvel em água 10-10-10, seguindo a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.
A partir do momento em que as plantas estiverem com alguns centímetros de altura, beliscar os brotos apicais para incentivar um bom hábito de ramificação e um crescimento mais espesso.
.
Propagação
Multiplica-se pela ramagem rasteira, muitas vezes já enraizada, ou por estacas que enraízam com facilidade em qualquer época do ano.
.
.
.