Planta coelhinho – Ruttya fruticosa
.
A Planta coelhinho – Ruttya fruticosa é um arbusto, pertence à família Acanthaceae, nativo da África do Sul, Etiópia, Somália, Quênia e Tanzânia, perene, semi lenhoso, ereto, de crescimento rápido, ramificado, florífero, de 1,2-2,4 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas membranáceas, glabras e brilhantes na face superior e pubérulas na inferior, de margens onduladas, de 3-7 cm de comprimento, com pecíolo de 5-11 mm.
Flores terminais ou laterais, solitárias ou em grupos de 3-5, com duas pétalas de cor vermelho-alaranjada, sendo a superior bilobada, a inferior retroflexa e trilobada com a boca negra, ricas em néctar, com cerca de 5-7 cm de comprimento. Surgem no outono-inverno e atraem abelhas, borboletas, colibris e beija-flores.
Há uma forma de flores amarelas.
Fruto é uma cápsula elipsoide de cor marrom, contendo no máximo quatro sementes, que são jogadas longe, na abertura da cápsula quando a mesma está madura.
Usada em praças, parques e jardins, tanto isolada em meio à gramados, como em conjuntos formando cercas vivas, renques e maciços.
.
Cuidados com a Planta coelhinho
Clima: Tropical, Subtropical, Temperado.
Em clima temperado se comporta como semi-decídua.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
Não é muito exigente quanto ao solo, mas aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, desde que bem drenável. Requer uma faixa de pH de 6,1-6,5.
As regas devem ser moderadas. Plantas bem estabilizadas podem suportar curtos períodos de seca.
A poda revigora a vegetação e melhora o florescimento e deverá ser feita depois da florada.
.
Propagação
Multiplica-se em nossas condições apenas por estacas, cortadas após o florescimento.
.
.
.